VOLTAR PARA HOME
Continue tendo acesso ao conteúdo da Folha
   ou   
Cadastre-se pelo Facebook
para ter acesso ao melhor conteúdo do Paraná
VOLTAR PARA HOME
Olá
Assine já para continuar a ler a Folha de Londrina.
Para identificá-lo como assinante, precisamos do seu email e CPF.
VOLTAR PARA HOME
Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante
Cidades
19/05/2017
ALERTA

Campanha alerta para acidentes com energia elétrica

Semana de Segurança da Copel tem início na segunda-feira, com visitas a escolas e canteiros de obras

QR Code
Enviar por Email
Compartilhar
Twettar
Linkedin
Fonte
Comunicar erro
Ler depois

Curitiba - A Semana de Segurança com a Energia Elétrica tem início na segunda-feira (22), com a realização de visitas a canteiros de obras, cooperativas, lojas de materiais de construção e maquinários agrícolas e escolas, além de locais públicos com grande circulação de pessoas. A campanha da Copel busca prevenir os acidentes com choque elétrico abordando as principais situações de risco: na construção civil, na área rural, durante a poda de árvores, ao instalar antenas e empinar pipas – e também ao tentar furtar energia por meio de ligações clandestinas à rede elétrica.
PUBLICIDADE

As orientações das cartilhas e folhetos distribuídos será reforçada por mensagens de rádio e nos postos de atendimento da companhia. "A Semana de Segurança nos lembra que cuidados simples, como manter sempre uma distância segura da rede elétrica, fundamental para evitar acidentes", afirma o presidente da Copel, Antonio Guetter.

Confira algumas orientações:

ÁREA RURAL: Mantenha atenção à rede elétrica ao usar máquinas agrícolas, guardando distância para evitar acidentes durante o deslocamento ou manutenção no maquinário. Os estais – fios que auxiliam na sustentação do poste – nunca devem ser retirados. Outras orientações dizem respeito ao correto aterramento das cercas elétricas, à distância entre o sistema de irrigação e a rede elétrica, além da prevenção de queimadas.

CONSTRUÇÃO OU MANUTENÇÃO PREDIAL: Ao construir ou reformar, mantenha distância segura da rede elétrica, principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro e arames. Consulte sempre um profissional capacitado para este tipo de serviço e, sempre que preciso, entre em contato com a Copel. A distância mínima recomendada para trabalhos sem intervenção entre a obra e a rede elétrica é de cinco metros.

PODA DE ÁRVORES: A poda de árvores é um serviço que deve ser realizado somente por profissionais preparados e qualificados. Não plante árvores de grande porte próximo à rede elétrica e, se for preciso podar galhos perto da rede, entre em contato com a Copel.

PIPAS: Oriente as crianças a jamais usar materiais metálicos ou cerol na confecção do brinquedo e, caso a pipa fique presa à rede elétrica, não tentar resgatá-la. O ideal é brincar sempre longe dos fios de energia elétrica.

ANTENA DE TV: ao instalar ou consertar antenas, cuidado com a rede elétrica. Escolha um lugar afastado dos fios da rede elétrica e procure efetuar o serviço quando o tempo estiver bom. Caso a antena caia nos fios, nunca tente segurá-la ou recuperá-la.
Reportagem Local
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO

Praça de atendimento da prefeitura está fechada

Unidade da Fazenda não funcionará nesta sexta por causa da reforma no prédio; obras no setor térreo devem ser concluídas em 60 dias

Uma década de UTFPR em livros

Obras reúnem depoimentos de pessoas que ajudaram a construir a história dos campi de Londrina e Apucarana

Cadeia para Lula, Dilma, Aécio... e Temer!

O Brasil está numa encruzilhada de vida ou morte: é preciso escolher entre a Lava Jato ou a Venezuela

Inclusão com música e teatro

Encontro cultural realizado em Ibiporã marca o Dia Nacional de Luta Antimanicomial

ESTRUTURANDO CURSOS

Psicólogos discutem diretrizes para a ampliação da rede de psicologia ligada à Redesastre

A intenção da sub rede é ser um suporte especializado no amparo social de pessoas em situação de vulnerabilidade e de vítimas de desastres.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Assine a Folha de Londrina
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Folha de Londrina - Todos os direitos reservados