Cambé - A Secretaria de Saúde Pública de Cambé (Região Metropolitana de Londrina) disponibilizará postos volantes durante a segunda etapa da vacinação contra a dengue, que terá início no dia 3 de março. A campanha é destinada às pessoas entre 15 e 27 anos de idade e será realizada durante um mês. Além de a vacina ser encontrada em todas as unidades de saúde do município, equipes da
secretaria percorrerão colégios estaduais, faculdades e empresas para imunizar o público-alvo.

Segundo a secretária de Saúde, Djamedes Garrido, o objetivo é alcançar a totalidade dessa população. "Grande parte do público da vacinação não tem a cultura de procurar as unidades de saúde. Por isso, estamos nos organizando para ir, literalmente, atrás dessas pessoas", explicou. A meta da campanha é imunizar 22.492 cambeenses, a primeira etapa da vacinação apenas alcançou apenas 31% do público-alvo.


Djamedes Garrido reforça a importância da vacinação. "A vacina é uma ferramenta essencial para evitar uma epidemia da doença, já que, além de imunizar grande parte da população, ela restringe a proliferação do vírus". Em Cambé, já foram confirmados 12 casos dengue em 2017.


Segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde, a imunização contra a dengue tem se mostrado duradoura depois de tomadas as três doses da vacina. No entanto, a vacinação não substitui os cuidados necessários para o controle do mosquito transmissor Aedes aegypti. Todos devem continuar eliminando recipientes que acumulam água para evitar a infestação pelo mosquito transmissor de várias doenças.

A vacina contra a dengue tem três doses, que devem ser administradas de seis em seis meses. De acordo com a Sesa, quem não recebeu a primeira dose em outubro pode ser vacinado nesta fase da campanha. A vacinação está disponível na UBS a partir do dia 3 até o dia 31 de março.