A Prefeitura de Cambé (Região Metropolitana de Londrina) iniciou a implantação da fiscalização de trânsito, que contará com agentes e equipamentos eletrônicos. Inicialmente, estarão em atuação seis agentes municipais de trânsito, que foram aprovados em concurso em 2023 e terminaram recentemente o treinamento obrigatório de mais de 200 horas. Eles participam de campanhas educativas e de orientação com a população, para só então iniciar, de fato, a fiscalização nas vias municipais. O município não divulgou a data para o início das atividades.

Já os equipamentos de fiscalização de avanço de sinal vermelho, avanço sobre a faixa de pedestres, conversão irregular e excesso de velocidade funcionarão em 18 pontos da cidade. Os locais escolhidos levam em conta o índice de acidentes, acidentes graves e mortes. Apenas em 2023, 12 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito em Cambé.

O secretário de Governo, Frederico Ferreira, explicou que os equipamentos instalados ainda atuarão na segurança pública e melhoria da mobilidade urbana. Eles serão integrados a um sistema de processamento de imagens e controle e gerenciamento de informações do trânsito. Isso visando a melhoria das condições do tráfego, já que irá servir como base para a indicação de mudanças na sinalização de trânsito, oferecendo maior segurança para pedestres, motoristas e ciclistas.

LEIA TAMBÉM:

= Assistência Social alerta para golpe envolvendo recadastramento do CadÚnico

“Como os equipamentos de fiscalização também farão o monitoramento do trânsito em tempo real, eles serão utilizados para coibir práticas delituosas. Isso através de um sistema que registra a placa do veículo e faz o reconhecimento de carros roubados, furtados, em fuga, em sequestros, entre outros delitos”, detalhou.

Segundo Ferreira, nos últimos anos foram realizadas diversas iniciativas para a redução de acidentes, como melhorias na pavimentação das vias e investimentos nas sinalizações horizontal e vertical. Mesmo com estas ações, o número de acidentes aumentou e observou-se a necessidade da implantação de fiscalização”, destaca.

O município tem uma frota de 74 mil veículos. Somente em 2023, foram registrados 484 acidentes de trânsito. Desses, 607 pessoas foram vítimas, entre ilesas, com ferimentos leves, moderados, graves e mortes.

AÇÕES DE EDUCAÇÃO

Danaê Fernandes, secretária de Segurança Pública e Trânsito, relatou que o hábito de trafegar em alta velocidade nas vias urbanas também é um grande problema. Para combater isso, Cambé traçou uma estratégia integrada entre ações de educação no trânsito, monitoramento e fiscalização. Este ano, todas as instituições da rede municipal de ensino disponibilizarão cartilhas de atividades do Detran/PR, como forma de iniciar a educação de trânsito desde cedo. Ainda nas escolas, a equipe de agentes de trânsito já tem feito ações para aumentar a segurança e fluidez no embarque e desembarque dos alunos, nos horários de entrada e saída das aulas. E a Secretaria de Trânsito está se preparando para integrar o programa nacional de segurança viária chamado Laço Amarelo, onde haverá campanhas mensais de conscientização no trânsito. (Com informações da Prefeitura de Cambé)