A imensa quantidade de buracos nas ruas é fonte de reclamação da maior parte da população em Londrina. Herdado de outras administrações, o problema perdura e não se limita apenas aos bairros mais carentes. Do nobre bairro ao da periferia, todos sofrem com a deterioração da pavimentação das ruas. A condição da maioria das ruas do Jardim Bela Suíça (zona sul) contrasta com as belas residências. Principalmente na esquina das ruas Basileia e Cruzeiro do Sul, onde há mais pedras soltas do que asfalto.
Por outro lado, o problema também é visível em bairros mais carentes. É o caso do Parque Waldemar Hauer (zona leste). Principalmente na Rua Gralha Azul. O bairro tem, segundo os moradores, algumas das piores vias de Londrina. Além das residências, a vizinhança é formada por indústrias e muitos veículos pesados circulam por lá. "Na verdade, as ruas aqui precisam urgentemente de recape. Mas a situação está desse jeito por causa dos ônibus e caminhões pesados", conta a moradora Nice de Souza. "Num dias desses, eu estava caminhando pela rua e um ônibus passou sobre as pedras soltas e uma delas acabou acertando a minha perna. Chegou até a me machucar."
Na mesma região, as condições da Rua João Munhoz Moreno, que corta os conjuntos Jesualdo Garcia Pessoa e Mister Thomas, também é alvo da reclamação dos moradores. O aposentado Alfeu Alves conta que procura caminhar pela rua para evitar tropeços nas calçadas. Porém, na Rua João Munhoz Moreno, ele não arrisca. "Não tem condições andar neste asfalto. Olha que situação. É puro buraco", lamenta. "Neste ponto (na esquina com a Rua Almênio Corrêa Lemos Neto), nos dias de chuva, a água sai por esta tampa (da galeria pluvial) e se acumula de um meio-fio ao outro. Aí passa o ônibus e joga água para cima da gente", aponta o aposentado.
"Há ruas esburacadas por toda a cidade. Estou visitando a minha irmã no Jardim Mister Thomas, mas moro na Vila Recreio (área central). Lá, a situação das ruas é a mesma ou até pior", acrescenta Marli Costa.
A reportagem entrou em contato com o secretário municipal de Obras, Walmir Matos, que prometeu que algumas ruas do Jardim Bela Suíça ganharão recapeamento asfáltico em breve. "Estaremos recuperando algumas vias. Começaremos pela Avenida Madre Leônia Milito, desceremos pela Rua Santiago e finalizaremos o atendimento na Rua Cusco", anuncia.
Já o atendimento na zona leste deve demorar um pouco mais. "Sei que existe um projeto do município para recuperar algumas vias desta região. Porém, a obra ainda não teria sido liberada. Também não posso afirmar em qual fase da licitação se encontra este projeto: se está em processo de homologação, publicação ou se há algum mandado judicial impedindo a obra", admite Matos.