Desde segunda-feira (6), o trânsito na rua Araguaia, na Vila Nova, área central de Londrina, está parcialmente interditado. O motivo, novamente, é o buraco próximo ao cruzamento com a rua Guaporé, no entanto, a busca agora é pela solução do transtorno. Operários do município e da Sanepar abriram uma cratera cinco metros à frente do problema, impedindo o acesso de quem vem pela Guaporé. Motoristas que seguem na Araguaia, sentido Guaporé, têm uma pista disponível.

De acordo com a companhia de saneamento, foi identificado um ramal da rede coletora de esgoto, implantado na década de 1970, que atravessava a galeria pluvial. A análise é de que esta estrutura contribuía para que resíduos dos mais diferentes tipos lançados irregularmente na galeria parassem neste ponto. “A situação foi resolvida prontamente pela Sanepar, com a remoção da tubulação, assim como feito num outro ponto da mesma rua há algum tempo”, informou, por meio de nota.

LEIA TAMBÉM: Imóvel com risco de desabamento faz CMTU bloquear via na área central

Secretária interina de Obras e Pavimentação, Margareth Pongelupe destacou que a expectativa é de que a água da chuva volte a passar normalmente pela tubulação, sem o surgimento de novos buracos. “Vamos buscar no contrato para a Sanepar fazer o conserto completo da via. A prefeitura estava lá para solucionar, mas notou que a responsabilidade é da Sanepar”, afirmou à FOLHA.

Por enquanto, não existe um prazo para que os reparos sejam concluídos e o fluxo de veículos retome à rotina. “Se eles fossem construir uma caixa de concreto, como se fosse uma ‘antessala’ de tubulação, demoraria mais tempo. Mas remover a tubulação é mais fácil, por isso, acredito que não irá demorar, porém, enquanto ocorrer a obra vai gerar um transtorno”, ponderou.

Moradores, comerciantes e motoristas convivem com o buraco desde o começo do ano. O problema “brota” após períodos com grandes volumes de chuva. Esta é a terceira vez que o poder público promove intervenções no local em nove meses. A cratera atual, que surgiu pequena, mas foi aumentando de tamanho, a ponto de precisar ser sinalizada, apareceu há cerca de um mês.

‘BARULHO E SUJEIRA’

Com uma loja de motores exatamente em frente onde a obra está acontecendo, a comerciante Silvania Guerra comentou que a poeira tem tomado conta do estabelecimento. “Tem feito bastante barulho, sujeira, mas não chegou a atrapalhar o negócio. Transtorno maior é quando chove”, contou. “Esperamos que agora seja resolvido, mas só vou ter certeza o dia que chover”, acrescentou.

LICITAÇÃO REPUBLICADA

A prefeitura republicou nesta semana a licitação que prevê a contratação de uma empresa para a duplicar a avenida Octávio Genta até a avenida Waldemar Spranger, na região sul, o que vai ligar a região do Terra Bonita e do Alphaville ao Vivendas do Arvoredo. O edital anterior havia sido lançado em agosto, mas foi revogado.

Segundo o secretário municipal de Gestão Pública, o motivo do certame ser relançado foi um “ajuste na gestão orçamentária”. “Houve alteração da fonte de recurso para otimizar a gestão de recursos. Mas com esta mudança a fonte anterior fica disponível para outros investimentos”, detalhou Fábio Cavazotti.

O valor é de R$ 12,6 milhões, R$ 200 mil a mais que o edital anterior. As empreiteiras interessadas têm até dia 24 para apresentar as propostas. O prazo de execução é de dez meses.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.