Um grupo de 15 famílias de bóias-frias de Icaraíma (67 quilômetros a nordeste de Umuarama) invadiu domingo a Fazenda Central, já ocupada por 70 famílias de sem-terra conhecidos como ‘‘ribeirinhos’’, que devem ser assentadas pelo Incra.
A chegada dos bóias-frias, todos moradores no distrito de Vila Rica, gerou tensão no acampamento. Os ribeirinhos ameaçavam expulsá-los e foi preciso a Polícia Militar intervir para acalmar os ânimos. Os bóias-frias permaneceram na fazenda.
Com autorização do Incra, os ribeirinhos foram transferidos semana passada da Fazenda São Sebastião, em Querência do Norte para a Fazenda Central. O Banestado doou 364 alqueires que recebeu em pagamento de uma dívida ao Incra para promover reassentamentos. A Fazenda central pertence ao Grupo Central, de Maringá, cujos donos já morreram e o patrimônio está sendo dividido entre os herdeiros.
Uma das herdeiras da fazenda, Carmem Moleirinho, não admite a doação ao Banestado e garante que os herdeiros vão ingressar com pedido de reitegração de posse. Segundo a assessoria jurídica do Banestado, a área foi repassada ao banco em compensação de uma dÍvida pelo inventariante do espólio, Virgulino Moleirinho, e a trabsação é legal.