Cambé - As principais avenidas de Cambé (Região Metropolitana de Londrina) devem receber até o fim de julho novas luminárias de LED. Segundo informações da Secretaria de Obras, serão instalados 500 pontos de LED 120 watts nas avenidas Inglaterra, Brasil, Gabriel Freceiro de Miranda, Antônio Raminelli e Roberto Conceição, além da Rua Belo Horizonte. Os recursos, de aproximadamente R$ 1 milhão, são do fundo Cosip - Contribuição do Custeio da Iluminação Pública.

De acordo com o engenheiro eletricista responsável pelo projeto, Diego Francisco, a troca das lâmpadas de vapor de sódio pelas novas luminárias vai gerar uma economia de mais de 50% para o município, cerca de R$ 150 mil por ano. "A vida útil desse tipo de luminária gira em torno de 12 anos e dá um retorno do investimento em até 6 anos e meio. Ou seja, a nova iluminação vai se pagar na metade da vida útil dela, teremos metade do tempo de uso gratuito", argumenta. Ele também afirma que a manutenção das novas luminárias são mais simples e mais barata.

A troca também resultará em conforto visual. "A diferença das luzes de LED para as antigas é o conforto visual que as luminárias darão ao pedestre, pois a reprodução de cor das novas lâmpadas é mais elevada", declara Francisco. "A população vai perceber uma cidade mais clara, com mais cores e com isso uma cidade mais segura e mais movimentada à noite", completa.

A instalação dos 500 pontos é a primeira parte do projeto que prevê mudar toda a iluminação da cidade para a tecnologia LED. "O projeto técnico de implantação está pronto. Até 2021 pretendemos expandir para mais dois mil pontos de iluminação nos bairros e, em um futuro próximo, estender por toda a cidade", afirma.