A CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) instalou e deve colocar em funcionamento, até segunda-feira (5), semáforos para pedestres na avenida Maringá, na zona oeste de Londrina. Os aparelhos foram posicionados nas proximidades da esquina com a rua Jaguapitã, em frente a um colégio particular que atende estudantes da educação infantil ao ensino médio, no Jardim Dom Bosco.

A implantação dos dispositivos, realizada em parceria com o centro educativo e iniciada há cerca de uma semana, foi acompanhada de ajustes na sinalização e da construção de rampas de acessibilidade para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. O objetivo da medida é oferecer mais segurança aos pedestres que cruzam a avenida, sobretudo nos horários de entrada e saída das aulas, quando a circulação de pessoas a pé é maior na região.

LEIA TAMBÉM:

= Tarifa técnica paga às empresas de ônibus tem 2° reajuste em cinco meses

= Terminal Metropolitano de Londrina deve ficar pronto em 2026

ACIONAMENTO DOS BOTÕES

O gerente operacional de trânsito da CMTU, Laercio Voloch, explica que, diferentemente dos semáforos comuns, que paralisam o tráfego mesmo quando não há veículos ou pedestres aguardando passagem, os novos equipamentos operam de maneira inteligente, por meio de botoeiras. “A interrupção do fluxo só acontece pelo acionamento dos botões no bordo da pista, de modo a preservar a fluidez e evitar paradas desnecessárias”, conta.

Voloch detalha que os semáforos diferenciados possuem adesivos explicativos para instrução dos transeuntes, que poderão esperar de cinco segundos a um minuto até o início da travessia. “Para fazer a passagem completa da via, o cidadão precisará acionar a botoeira, aguardar a conclusão do ciclo dos sinaleiros do entorno e só então iniciar o movimento”, orienta.

Segundo o gerente, além da segurança, a ativação dos aparelhos visa contribuir para o processo educativo da população, estimulando a utilização da faixa de pedestres.

Imagem ilustrativa da imagem Avenida Maringá terá semáforos com botoeiras para pedestres
| Foto: Roberto Custódio

OUTROS LOCAIS

Instalados na primeira metade da década de 2010, os dispositivos com botoeiras mais antigos em funcionamento em Londrina estão localizados na avenida Duque de Caxias, em frente à Prefeitura (zona sul), e na avenida Saul Elkind, na altura do 2.177, na zona norte.

A tecnologia passou a ser empregada também nas avenidas Laranjeiras, Ayrton Senna, Tiradentes, Higienópolis, Soiti Taruma, Máximo Perez Garcia, Duque de Caxias e na rodovia Mábio Gonçalves Palhano, entre outras vias.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, ultrapassar o sinal vermelho do semáforo e deixar de dar preferência de passagem ao pedestre, na faixa a ele destinada, são infrações de natureza gravíssima. Ambas rendem multa de R$ 293,54, com perda de sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

(Com informações do N.Com)