A palestra presencial “Autismo na Escola” será realizada nesta quarta-feira (4), às 19h, com a psicopedagoga Luciana Brites. A iniciativa, voltada a professores, estudantes, famílias e demais profissionais interessados no tema, será realizada no auditório do Complexo Educa (Rua Prefeito Faria Lima, 400). A promoção é da secretaria municipal de Educação de Londrina.

A palestra é gratuita e alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado nesta terça (2). As inscrições podem ser feitas pela plataforma da Escola de Governo . A atividade terá duração de duas horas e abordará as características do TEA (Transtorno do Espectro Autista), respeito à neurodiversidade e práticas inclusivas no contexto educacional.

O Transtorno do Espectro Autista se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem. Os sintomas incluem dificuldade para interagir socialmente; dificuldade na comunicação, como para começar e manter um diálogo; alterações comportamentais, incluindo manias próprias e interesse intenso em coisas específicas.

A psicopedagoga Luciana Brites explicou que falar em práticas inclusivas no contexto educacional, tanto para o TEA ou para outros transtornos, significa levar conhecimento para desmistificar preconceitos sobre o assunto. “Por isso que é tão importante trabalharmos com a educação baseada em evidência científica, pois para podermos implementar práticas realmente inclusivas precisamos de teorias que tenham evidências científicas”, disse.

LEIA TAMBÉM:

= Rede municipal investe na pré-alfabetização com projetos especiais

NA REDE MUNICIPAL

Atualmente, estão matriculados na rede municipal de Educação de Londrina 1.484 estudantes com diagnóstico de TEA. Segundo a gerente de Educação Especial da SME, Cristiane Sola, os estudantes com diagnóstico de TEA são contemplados com Plano de Ensino Individualizado em sala de aula. “Alguns estudantes avaliados com essa necessidade recebem atendimento com professor de apoio à inclusão quando indicado em avaliação, e todos são matriculados em atendimento educacional especializado complementar na Sala de Recursos ou em Instituição Especializada em horário contraturno”, contou.

A palestra “Autismo na Escola” faz parte da programação da Semana de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro que acontecerá até o dia 6 de abril. O Dia Mundial de Conscientização do Autismo tem como objetivo disseminar conhecimento sobre TEA, bem como sobre as necessidades e os direitos das pessoas autistas.

(Com informações do N.Com)