Crianças atendidas na Biblioteca Solidária produzem placas com  materiais recicláveis
Crianças atendidas na Biblioteca Solidária produzem placas com materiais recicláveis | Foto: Divulgação



A Associação Cultural Esportiva Vista Bela (ACEVB) vai realizar neste sábado (29) a revitalização de um terreno abandonado de 4,6 mil metros localizado no bairro da zona norte de Londrina. O espaço, que estava acumulando entulhos, despertou a preocupação dos moradores por conta da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Agora, o espaço vai ganhar uma horta solidária e árvores frutíferas. A ação vai contar com a participação de crianças que frequentam a Biblioteca Solidária e voluntários.

Fundadora da biblioteca e presidente da ACEVB, Joseleide Baptistella conta que a ideia surgiu após um trabalho que foi realizado com as crianças, em que elas apontaram atitudes concretas para cuidar do meio ambiente no bairro. "Estávamos trabalhando com as crianças que participam do projeto da biblioteca e elas acabaram nos surpreendendo. Elas questionaram sobre o lixo no Vista Bela e daí surgia a ideia", contou.

Como o terreno pertence à Prefeitura de Londrina, uma autorização de uso foi enviada para o Executivo ceder o cuidado do espaço. O objetivo, a partir de agora, é de que o local sirva para a comunidade utilizar para o lazer. "O Vista Bela é pouco arborizando e resolvemos fazer algo prático para que o bairro comece a se conscientizar que o ambiente é de todos e devemos zelar por ele", destacou. O espaço, inclusive, já recebeu o nome de Horta do Saber.

As cerca de 140 crianças que fazem parte da Biblioteca Solidária já estão totalmente envolvidas nesta ações, produzindo placas de materiais recicláveis com os nomes científicos e populares de cada muda para serem colocadas no local, como mais uma forma de cuidar do meio ambiente e ainda unir o ensino. Pneus também foram cedidos por comerciantes locais para decorar o terreno.

No dia revitalização ainda serão realizadas diversas oficinas, entre elas a de artesanato ecológico, mídia, com estudantes da Universidade Estadual de Londrina, e de manufatura de brinquedos, além da apresentação de músicas. A tribo indígena Água Branca estará presente para falar com a população sobre o cuidado com a natureza.

Esperando aproximadamente 800 pessoas no dia para ajudar em toda as atividades, Joseleide afirma que toda a ajuda é bem-vinda, ainda mais para uma ação tão importante para todo o bairro. "Mais de 18 mil pessoas moram no Vista Bela, sendo entre sete e oito mil somente crianças. Então, quanto mais voluntários melhor, porque essa será nossa 'prova de fogo' no sábado", ressalta. Após a revitalização o cuidado do espaço ficará a cargo da associação.

O terreno fica na Rua Braz Lucas Teruel S/N, no Vista Bela, e a revitalização acontecerá das 9 às 17 horas

SERVIÇO
A Biblioteca Solidária Vista Bela fica na Rua Elaine Aparecida Bonalume Cesário Pereira, 266, fone (43) 3338-7639. Informações site
facebook/ Projeto Vista Bela