As armas de brinquedo apreendidas este ano pela polícia com menores infratores foram destruídas na manhã deste sábado (8), no Calçadão (área central de Londrina), durante o 3º Manifesto pela paz e pelo desarmamento infantil. O evento foi organizado pelo Conselho Municipal de Cultura da Paz de Londrina (ComPaz) e pelo movimento Londrina Pazeando.

Imagem ilustrativa da imagem Armas apreendidas são destruídas no Calçadão
| Foto: Celso Pacheco



Cerca de 20 unidades, entre réplicas de plástico, armas de plástico esportivas e de brinquedo foram inutilizadas. "Passamos o ano recolhendo nas delegacias as armas de brinquedo usadas em crimes por adolescentes e aproveitamos esse momento para dar notoriedade à destruição delas", afirmou Amanda Freitas Ferreira, chefe de secretaria da Vara do Adolescente em Conflito com a Lei.

O número de armas de brinquedo recolhidas este ano caiu em relação a 2015. Amanda avalia que isso é reflexo da diminuição da criminalidade infantil. "Ano passado tínhamos quase 30 armas. Agora, foram só 20." Segundo ela, um dos motivos da redução da criminalidade é o trabalho social feito pela Vara com os adolescentes em conflito.

Apesar de Londrina ter uma legislação proibindo a comercialização de armas de brinquedo, segundo Amanda, é fácil encontrá-las a venda no comércio. As armas de plástico esportivas, que utilizam cartuchos de espoletas, têm a comercialização liberada. De acordo com a análise feita pelos peritos criminais nas réplicas de plástico apreendidas com os adolescentes, a maioria é fabricada no Brasil.

O Manifesto pela Paz também teve o objetivo de conscientizar os pais para não presentearem as crianças com armas de brinquedo. "Precisamos educar os pais. Quando se dá uma arma de brinquedo para a uma criança você incentiva ela brincar de que?", questionou Luis Cláudio Galhiardi, coordenador do Londrina Pazeando.

Fernando Henrique de Paulo, de 35 anos, pai de três filhos pequenos, é contra deixar as crianças brincar com armas. "Você vai inserir a criança no erro. Já tem tanta influência negativa e os pais precisam corrigir. Eu brincava com arma quando era criança, mas não quero isso para os meus filhos", afirmou.