A Autarquia Municipal de Educação de Apucarana (Centro-Norte) realizou, nesta semana, no auditório do Senac, a certificação de 90 pessoas que concluíram a formação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) neste segundo semestre de 2023. Os cursos básico, intermediário e avançado de Libras visam capacitar os professores, servidores e demais interessados para replicar os conhecimentos nas unidades escolares e na comunidade.

“Nós promovemos a formação em Libras aos professores e servidores da rede municipal de educação desde 2015. Devido ao grande sucesso do curso, as inscrições foram expandidas para toda a comunidade no ano passado. Além disso, nós implantamos a disciplina de Libras no currículo das escolas municipais de Apucarana em 2022, contemplando todos os estudantes, surdos e ouvintes, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental,” detalhou a secretária de Educação, Marli Fernandes. A formação ofertada é gratuita.

“Não basta ensinar a língua de sinais às crianças surdas. Se quisermos que as escolas sejam verdadeiramente inclusivas, precisamos assegurar que todos os alunos aprendam e possam se comunicar", disse o prefeito Junior da Femac.

Atualmente, 14 estudantes surdos, deficientes auditivos e com implantes cocleares estão matriculados na rede municipal de Apucarana. “Eles têm o acompanhamento de intérpretes nas aulas do período regular e frequentam salas de recursos multifuncionais no contraturno,” acrescentou Léia Sofia Viale, diretora do Centro de Apoio Multiprofissional ao Escolar, da Autarquia Municipal de Educação.

MAIS TURMAS EM 2024

Outros 75 apucaranenses já haviam concluído a formação em Libras no primeiro semestre de 2023. “Nós planejamos abrir novas turmas no início do próximo ano. Os interessados devem ficar atentos ao período de inscrições, que será divulgado por meio do site da Prefeitura de Apucarana (www.apucarana.pr.gov.br) e das redes sociais da Autarquia Municipal de Educação (@ameapucarana e facebook.com/ameapucarana)”, adiantou a secretária Marli Fernandes.

(Com informações da Prefeitura de Apucarana)