O cenário hoje é outro. Após a FOLHA mostrar o estado de abandono do chafariz da Praça Rocha Pombo, no centro de Londrina, a estrutura foi totalmente limpa pelo município. Na quinta-feira (9), a reportagem mostrou que o espelho d’água acumulava sujeira e estava servindo como ponto de descarte irregular de lixo, com até embalagem de preservativo e pomba morta. Além disso, a água estava turva e com mau cheiro.

Nesta sexta-feira (10) foi possível notar que a estrutura foi esvaziada, o lixo retirado e o piso lavado. “Aqui é um local que também simboliza a cidade, por onde passam centenas de pessoas todos os dias, inclusive de fora. Não pode ficar sem cuidado, é ruim para a população”, opinou a costureira Dalva de Abreu.

LEIA TAMBÉM: Empresa contesta multa da Sema por erradicação de árvores na Câmara

Apesar da higienização, o chafariz maior ainda não foi reabastecido com água e nem ligado. Já o menor, que fica ao lado, está funcionando normalmente depois da manutenção. O serviço foi feito pela CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) atendendo a um pedido da prefeitura. Ainda não há prazo para a reativação completa.

Situação de abandono do chafariz perdurava duas semanas
Situação de abandono do chafariz perdurava duas semanas | Foto: Pedro Marconi

Depois que a FOLHA denunciou a situação, que perdurava há duas semanas, a solicitação por melhorias também foi formalizado pela Câmara de Vereadores ao poder Executivo. A praça é tombada pelo Patrimônio Histórico do Estado há mais de 40 anos e foi alvo de um “jogo de empurra” para receber os reparos nesta semana.

Enquanto a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização afirmou que em "local de patrimônio histórico apenas realiza a execução da roçagem", a secretaria municipal de Cultura frisou que a “manutenção das praças de Londrina é responsabilidade da CMTU.”

Neste ano, o local já havia gerado problemas quando a CMTU pintou paredes, bancos e lixeiras com cores vibrantes sem consultar a Coordenação do Patrimônio Cultural do Paraná, o que gerou questionamentos.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.