Como os alimentos influenciam em doenças cardiovasculares e diabetes; e a necessidade da manutenção de horários regulares para as refeições são alguns temas que serão abordados na palestra sobre alimentação saudável, nesta quinta-feira (28), às 14 horas, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa da Região Oeste de Londrina.

A promoção é da Secretaria Municipal do Idoso e a palestra ficará a cargo de Helen Aline de Aguiar Cristofani, nutricionista graduada pela Universidade do Oeste Paulista, especialista em Nutrição e Metabolismo na Prática Clínica pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e em Gestão em Saúde pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

De acordo com a nutricionista, as informações sobre a alimentação saudável são importantes porque com o envelhecimento ocorrem mudanças fisiológicas no corpo, no apetite e na absorção de nutrientes. Por isso, durante o encontro, os idosos vão aprender mais sobre alimentos e como os vários tipos de sal e de açúcares influenciam o metabolismo e o aparecimento ou não de doenças.

"Vamos conversar mais especificamente sobre os tipos de açúcares, adoçantes e sais, porque muitos utilizam esses produtos de forma errada, exageram no uso de adoçantes ou usam sal light quando têm doenças renais, o que não se deve fazer. Vamos mostrar aos idosos que o alimento pode ser fator de proteção, de tratamento ou de aparecimento de doenças", explicou Helen.

Além de tratar sobre a influência do sal e de açúcares, eles receberão informações sobre como os alimentos influenciam em doenças cardiovasculares, diabetes, distúrbios gastrointestinais, entre outras. E também sobre a necessidade da manutenção de horários regulares para as refeições. Principalmente em idosos, a alimentação deve ser variada, equilibrada e com moderação, a fim de contemplar as necessidades de proteína, carboidrato, lipídios, vitaminas e minerais e garantir um sistema imunológico mais fortalecido.

"A alimentação saudável é importante para a garantia da saúde dos idosos. Além disso, eles se interessam muito pelo tema, sempre procuram aprender mais e, por isso, decidimos trazer essa palestra", explicou a gerente de Articulação Comunitária, Maria Ângela Santini.

SERVIÇO – Palestra sobre Alimentação Saudável será realizada no dia 28 de julho, às 14 horas, no CCI (Rua Serra Pedra Selada, 111, Jardim Bandeirantes). A entrada é gratuita e não é preciso se inscrever antes.