Um público predominantemente jovem marcou presença nos postos de saúde na manhã deste sábado (9) para receber a primeira dose da vacina contra a dengue. O atendimento da SMS (Secretaria Municipal de Saúde) de Londrina amplia a faixa de vacinação contra a dengue para adolescentes de até 14 anos.

Os pré-requisitos também incluem não ter tido dengue ou suspeita da doença nos últimos seis meses. De acordo com a agente de saúde Eliomara Sutil, que atua na recepção das famílias da unidade de saúde do Jardim Alvorada, há uma ampla divulgação a respeito destas orientações. Ela afirmou que, nas primeiras horas de atendimento, a procura se mostrou satisfatória.

A agente de saúde Eliomara Sutil, Lívia Machado e Paula Machado
A agente de saúde Eliomara Sutil, Lívia Machado e Paula Machado | Foto: Walkiria Vieira

A agilidade dos profissionais de saúde surpreendeu os pacientes que, entre a triagem e a aplicação da vacina, não tiveram a chance de ocupar a cadeira de espera. Foi o caso da estudante do Ensino Fundamental Lívia Machado, 13 anos. Na companhia da mãe, a dona de casa Paula Machado, confirmou sua postura favorável à oferta do imunizante.

Adesão total da faixa etária familiar: primas concordam que cuidados tem que ser mantidos
Adesão total da faixa etária familiar: primas concordam que cuidados tem que ser mantidos | Foto: Walkiria Vieira

A família relata que o repelente já é parte do orçamento da casa. "Praticamente tomamos banho de repelente e a reaplicação é também regra." Com menos de cinco minutos dedicados ao procedimento, já sabem que no dia 10 de junho devem retornar para a segunda dose. "Tudo muito organizado e ficamos mais tranquilas com a vacinação", agradecem mãe e filha.

O estudante Igor Oliveira, 13 anos, morador do Jardim Leonor, também reservou as primeiras horas da manhã para cuidar da saúde, na companhia do tio, o aposentado Braes Alves. Igor conta que, desde que souberam da campanha, se interessaram pela proteção. "Fui até ver se os vizinhos viriam, mas um tem 15 e o outro, 9 anos e, por isso, não se enquadram, porque é de 10 a 14 agora", reforça.

Igor Oliveira, 13 anos, recebeu a  vacina e conheceu o secretário de Saúde,  Felippe Machado
Igor Oliveira, 13 anos, recebeu a vacina e conheceu o secretário de Saúde, Felippe Machado | Foto: Walkiria Vieira

Alves relata que quando teve dengue foi uma experiência nada boa. "É de derrubar. E se pensarmos que uma tampinha de plástico pode servir de criadouro, temos que ter mais consciência e atitude", opina.

Acompanhada da irmã e da prima, a estudante Maria Eduarda Caldas, 13 anos, estudante do 8º ano, considera que a vacinação chega como algo muito importante para a população. "Mas os cuidados com a limpeza devem continuar", ressalta.

Maria Eduarda Caldas: primeira da família a ser vacinada
Maria Eduarda Caldas: primeira da família a ser vacinada | Foto: Walkiria Vieira

A jovem foi a primeira da família a receber a dose de vacina e além do apoio da mãe, Gislaine Caldas, contou com a presença da irmã caçula, Helena Caldas, três anos e que manifestou a vontade de ser vacinada. "Ficou com vontade vendo a também irmã Bianca e a prima Lorena, todas de 13 anos e moradoras do Jardim Colúmbia", explica Gislene Garcia.

Alto índice de hospitalização

As famílias devem levar os documentos pessoais da criança, para que seja aplicada dose do imunizante.

O número de doses recebidas por Londrina abrange toda a população londrinense na faixa etária de 10 e 11 anos, de acordo com o IBGE (Instituto de Geografia e Estatística). Porém, do total das vacinas recebidas, apenas 3.613 doses foram aplicadas até o último dia 7.

Assim, devido à baixa procura pela população, e na tentativa de ampliar a cobertura vacinal do município, as 9.591 vacinas restantes serão disponibilizadas, também, para as faixas etárias de 12 a 14 anos.

De UBS em UBS no período da manhã, o secretário de Saúde, Felippe Machado, reforçou a necessidade de manutenção dos cuidados e que a vacina é elemento a mais para minimizar a situação, que é preocupante. "Essa é a faixa etária com mais índice de hospitalização", aponta.

BALANÇO

De acordo com a pasta, 1.484 crianças e adolescentes de 10 a 14 anos foram imunizados no sábado. Desde o início da campanha, 5.244 doses foram aplicadas. A vacinação continua à disposição da população em todas as unidades básicas de saúde da cidade e dos distritos, sem a necessidade de agendamento.