Joanita Lopes da Silva: filhos e netos das primeiras crianças participam da festa
Joanita Lopes da Silva: filhos e netos das primeiras crianças participam da festa | Foto: Anderson Coelho



Ano após ano, dois moradores de Londrina se dedicam a realizar uma festa em homenagem às crianças. É nesta época que eles mais trabalham para conseguir doações e organizar a celebração que alegra centenas de crianças. Uma delas é a empregada doméstica aposentada Joanita Lopes da Silva, de 56 anos, moradora do Jardim União da Vitória 1 (zona sul), que mantém essa rotina há 24 anos.
"Em 1992, fazia parte de uma associação e era presidente de bairro. Durante as visitas que fazia às famílias, constatei a dificuldade que muitas delas tinham de conseguir comida. Comecei com uma cozinha comunitária, fazendo comida e fornecendo para as famílias frutas e legumes que buscava na Ceasa", relembra. Além da cozinha comunitária, naquele ano ela iniciou a festa do dia das crianças.
Em 1996, com o crescimento do bairro e a falta de estrutura para atender todas as famílias, as atividades da cozinha comunitária foram encerradas. As festa para as crianças, porém, foi mantida. "No dia 12 de outubro, como é Dia das Crianças e Dia de Nossa Senhora Aparecida, as crianças pedem brinquedos ou doces para mim. Na primeira vez que fiz a festa, apareceram 150 crianças. Hoje são cerca de 500, sem contar os pais, que também participam", explica, dizendo que todos os anos pede doações para viabilizar a festa.
Joanita atendia famílias como a de Maria Aparecida Santos, 63, que na época era boia-fria. "Tinha semana que chovia e não tinha trabalho para a gente, então ficávamos sem dinheiro", afirma, contando que mal tinha dinheiro para comer e por isso nem podia pensar em comprar brinquedos. "Ela é uma pessoa especial porque o que ela fez pelos meus filhos e agora faz pelos meus netos e bisnetos ninguém faz. Já é a terceira geração que participa da festa", relata.
O auxiliar de produção desempregado Ednalton Santos de Oliveira é filho de Maria Aparecida e tinha apenas um ano quando a festa começou. "Eu não via a hora de chegar o dia e estar aqui. Eu me lembro de ficar no meio da terra, cheio de crianças em volta, me lambuzando com as balas e as pipocas. Era uma alegria", recorda. Dos alimentos que consumia na festa, o favorito eram as pipocas doces. "Tinha gente que não gostava e eu falava para dar para mim, e eu guardava até para o outro dia."
Dos brinquedos que Oliveira ganhou, o favorito é um pequeno trator. "Os outros meninos queriam brincar com ele, mas eu tinha um ciúme danado. Eu guardei ele até pouco tempo atrás, mas meus filhos pegaram e acabaram destruindo", revela. Hoje ele leva seus filhos para a festa. "Depois de todos esses anos, continuo participando. Eu considero a Joanita a minha segunda mãe", declara.
Essa ação solidária já está atingindo a terceira geração. Letícia Lopes da Silva, 9 anos, é bisneta de Maria e já participou de várias festas. "Tenho muitas lembranças. O que eu mais gostei foi ganhar de presente o kit médico, porque minha mãe é auxiliar de Enfermagem e eu quero ser médica", conta.

SERVIÇO:
A Festa do Dia das Crianças será realizada no dia 12 de outubro, na Rua dos Sapateiros, 980, Jardim União da Vitória 1. Quem quiser fazer doações pode telefonar para (43) 8446-4407ou 9621-0080.