O Abrigo Refúgios das Marias - Casa de Acolhimento para as mulheres vítimas de violência, em Arapongas (Região Metropolitana de Londrina) completou 1 ano de existência no último dia 13 de março. A unidade tem dado suporte para as vítimas de violência doméstica e seus filhos, principalmente nas ocorrências de final de semana e feriados, em períodos noturnos, em que as equipes policiais e guardas municipais não têm respaldo para mantê-las em segurança, até que a prisão do agressor ou a medida protetiva sejam efetivadas.

Sob a coordenação da servidora municipal Elda Barros, o espaço já atendeu cerca de 30 pessoas; entre mulheres e filhos. “Nosso maior fluxo de atendimento foi logo no primeiro mês de instalação”, disse Barros.

Segundo ela, mais do que um espaço físico provisório, o abrigo faz a ponte entre os demais serviços de segurança e socioassistenciais para as vítimas. Após o período de permanência no local, é feito um monitoramento da mulher atendida. “O monitoramento é feito através da Patrulha Maria da Penha após a saída da vítima do abrigo. Além de um acompanhamento feito pelo Creas, atenção psicossocial e outros serviços como, entre eles, encaminhamento para o mercado de trabalho, por meio do Sine, registros junto ao Cadastro Único e outros. Ou seja, uma rede especializada para que essa vítima não retome ao ciclo de violência”, falou. Conforme Barros, nos últimos três meses, não foram registrados acolhimentos.

A Delegacia da Mulher de Arapongas é responsável pelo encaminhamento das vítimas de violência para o Abrigo Refúgios das Marias. A sede da Delegacia da Mulher está localizada na Rua Beija-Flor, 273.

Imagem ilustrativa da imagem Abrigo de Arapongas completa um ano de acolhimento a vítimas de violência
| Foto: Divulgação - Prefeitura de Arapongas

CANAIS DE DENÚNCIAS

Arapongas conta com canais específicos para as denúncias em casos de violência doméstica. São eles:

- Delegacia da Mulher de Arapongas:

Telefone: 3278-2209 – Esse número serve para o envio de whatsapp.

- Polícia Militar:

Disque 190 – Nos casos em que não houver medida protetiva.

- Guarda Municipal:

Disque 153 ou 0800-645-9060 – Nos casos em que houver medida protetiva.

A equipe Patrulha Maria da Penha atende a população todos os dias – das 07h às 19h.

(Com informações da Prefeitura de Arapongas)