Curitiba – Abertas inscrições para a 15ª Feira de Cursos Profissões da UFPR (Universidade Federal do Paraná), que será realizada em agosto. Interessados em visitas em grupo (que acontecerão nos dias 24 e 25 de agosto) devem fazer as inscrições ser feitas exclusivamente no portal do evento: http://www.feiradecursos.ufpr.br/. Há limitação de vagas por período e, à medida que vão sendo preenchidos, os horários são bloqueados.

A feira acontecerá de 24 a 27 de agosto, no complexo da UFPR de Piraquara. Nos dois primeiros dias, o evento receberá apenas visitas de grupos de escolas, em quatro horários: 9 horas, 11 horas, 13h30 e 15h30. Nos dias 26 e 27, a feira estará aberta para o público em geral.

A estimativa do coordenador-geral do evento, Ray Garbelotti, é que pelo menos 95 mil estudantes, professores e outros interessados participem do evento. "Nós estimamos que vamos receber três mil pessoas por hora, nos quatro dias de visitação", avalia. Em 2016 foram 90 mil visitantes. A cada ano, aumenta o número de participantes de outros Estados. Em 2016, participaram alunos de São Paulo, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mas o número de estados pode aumentar em 2017. A diretora de Comunicação da Universidade do Tocantins, Marluce Zacariotti, esteve em Piraquara para conhecer o projeto.

Professores da Argentina também deverão visitar a feira em 2017, mostrando seu alcance internacional. "A feira tomou vulto e ultrapassou fronteiras", diz Garbelotti, que confirma também a parceira com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e o Núcleo de Concursos da UFPR para o evento. O NC terá um estande no local para orientar os alunos sobre o Vestibular 2017/2018, cujas inscrições começam em 16 de agosto.


A entrada na Feira Cursos e Profissões é gratuita. Seu objetivo é auxiliar os alunos do Ensino Médio de escolas públicas e particulares nas suas escolhas profissionais, tornando seu ingresso na Universidade Federal do Paraná mais consciente e evitando possíveis evasões durante os cursos. Para isso, haverá cinco salas, com palestras sobre os cursos da UFPR.