Abertas inscrições para o casamento civil coletivo gratuito, que será realizado em 11 de maio, às 16h, no Centro Cultural Fênix, em Apucarana (Centro-Norte). A iniciativa é do TJ-PR (Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, em parceria com o Sistema Fecomércio Paraná e Prefeitura de Apucarana. Faz parte da programação do Justiça no Bairro/Sesc Cidadão.

Casais devem se inscrever até 30 de abril junto ao Cras (Centro de Referência de Assistência Social). “Os casais interessados devem procurar o CRAS mais próximo de sua residência, para tomar ciência da documentação exigida e efetivar inscrição com antecedência”, explica Juliano Dalla Costa, secretário Municipal de Assistência Social.

O Programa “Justiça no Bairro” é uma iniciativa de responsabilidade social idealizada e coordenada pela 1ª vice-presidente TJ-PR, desembargadora Joeci Machado Camargo. Além de uma feira de serviços gratuitos onde a pessoa consegue solucionar de forma rápida, em um só lugar, várias demandas com órgãos públicos, bem como questões ligadas ao Judiciário, o programa conta com o casamento civil coletivo.

“ Em Apucarana, já tivemos o privilégio de realizar casamentos coletivos através do programa, sendo o último realizado no ano passado, com a celebração oficial de 82 uniões”, recorda o prefeito Júnior da Femac. Ele frisa que os casais já saem da cerimônia com a certidão de casamento em mãos.

Em 2023, segundo dados do Portal da Transparência do Registro Civil, Apucarana registrou o maior número de casamentos dos últimos seis anos. Foram 616 uniões oficializadas na cidade no ano passado contra 535 em 2022, um aumento de 15%.

Documentos necessários para inscrição no casamento coletivo

– Documento de Identidade: RG e CPF;

– Certidão de Nascimento/casamento/divórcio (atualizadas);

– Comprovante de residência dos noivos – original e atualizado (conta de luz ou água);

– Comprovante de renda de até um salário mínimo e meio por pessoa ou três salários mínimos por casal.

Para mais informações, consulte o CRAS mais próximo, que fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h

CRAS I – Avenida Central do Paraná, 1420 – Jardim América. Telefone: (43) 3308-1451.

CRAS II – Rua Ilson Ferreira Guerra, 15 – Residencial Sumatra II. Telefone: (43) 3308-1452.

CRAS III – Rua José Garcia Perez, 111 – Vila Reis. Telefone: (43) 3308-1453.

CRAS IV – Travessa Padre Tito Cerassoli, 63 – Jardim América. Telefone: (43) 3308-1454.

CRAS de Apoio ao CRAS I – Rua Cecílio Luz, 145 – Loteamento Sanches dos Santos. Telefone: (43) 3308-1449.

CRAS de Apoio ao CRAS III – Rua Santa Rita, 202 – Vila Nossa Senhora da Aparecida. Telefone: (43) 3308-1420.

(Com informações da Prefeitura de Apucarana)