O 5º Batalhão atende também Cambé, Ibiporã, Jataizinho, Tamarana, totalizando um universo de 750 mil habitantes
O 5º Batalhão atende também Cambé, Ibiporã, Jataizinho, Tamarana, totalizando um universo de 750 mil habitantes | Foto: Saulo Ohara



O 5º Batalhão de Polícia Militar em Londrina completou nesta segunda-feira (11) 50 anos de existência. Criado no dia 11 de setembro de 1967, pelo decreto governamental nº 6.620, ele foi formado inicialmente sem ônus para o Estado por um efetivo oriundo da 3ª e da 4ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar. O primeiro comandante foi o Coronel João Maingué Filho, de quem mais tarde recebeu o nome, passando a ser chamado de Batalhão Coronel Maingué.

Inicialmente o batalhão foi instalado no imóvel onde hoje fica o Mercado Shangri-lá, zona oeste. Na época foram realizadas reformas e adaptações necessárias para a instalação da unidade. O efetivo na época era composto por 87 homens. Posteriormente foi anexado o efetivo da 1ª Companhia do Batalhão de Maringá (4º BPM) e das outras companhias do 2º BPM que ficaram na área de jurisdição do 5º Batalhão de Polícia Militar.

No dia 22 de setembro de 1967, mais 30 Policiais oriundos de Curitiba foram incorporados ao batalhão e em dezembro do mesmo ano foram incluídos, após etapas de inscrição, exames e testes, mais 58 policiais, que frequentaram a 1ª turma do Curso de Formação de Soldados, totalizando quase 200 soldados.

Somente no dia oito de dezembro de 1977 foi inaugurada a atual sede na Rodovia Celso Garcia Cid, ao lado do Terminal do Jardim Acapulco. Ao longo de sua existência, o 5º BPM já formou 46 turmas de soldados.

Segundo o tenente coronel Sandro Alberto Segovia, o 5º BPM é muito importante para o Estado, já que é o maior batalhão do Estado. "Antes mesmo de sua implantação já existiam frações por aqui de outras companhias. O batalhão está todos esses anos lutando contra essa criminalidade que vem massacrando a população", ressalta.

A unidade atende, além de Londrina, Cambé, Ibiporã, Jataizinho, Tamarana, totalizando um universo de 750 mil habitantes. "Sempre é importante ter forças de segurança na região e o desafio para os próximos 50 anos é continuar lutando em prol da comunidade", aponta.