Após o encerramento do período de férias escolares, os cerca de 46 mil estudantes voltarão às aulas na rede municipal de Londrina nesta segunda-feira (5). Assim, o ano letivo começará oficialmente em todas as 88 escolas municipais, 33 CMEI (Centros Municipais de Educação Infantil) e 60 CEI (Centros de Educação Infantil) filantrópicos conveniados com a Prefeitura.

Os pais e responsáveis pelas crianças poderão, a partir desta data, retirar os kits escolares contendo uniformes e materiais, disponibilizados pelo Município e contemplando todas as crianças matriculadas. Este conjunto conta com camiseta de manga curta e shorts, bem como diversos itens de uso escolar e a mochila, que é a novidade para 2024. Os kits são personalizados de acordo com a idade e série, abrangendo, assim, os alunos do berçário (CB, C1 e C2), pré-escola (P4 e P5) e os estudantes do 1º ao 5º ano.

Os materiais entregues incluem agenda escolar, bloco de desenho, cola líquida, giz de cera, pasta escolar, tinta guache, estojo, mochila, caderno, lápis preto, lápis de cor, massinha de modelar, papel sulfite, pincel, caneta, régua, borracha, apontador, entre outros.

Posteriormente, haverá a entrega do kit de inverno, composto por uma camiseta de manga longa, uma calça e uma jaqueta. O investimento total da Prefeitura nos kits é de R$ 14,8 milhões, aproximadamente.

O primeiro semestre letivo terá aulas de 5 de fevereiro até 5 de julho. Depois das férias escolares, as aulas do segundo semestre começarão no dia 24 de julho e encerrarão em 21 de dezembro.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Como ocorre em todo início de ano, a secretaria municipal de Educação realizou atividades de formação e capacitação para gestores, coordenadores e outros profissionais que trabalham na rede. Essas ações foram realizadas desde meados de janeiro deste ano.

As equipes administrativas da secretaria haviam retornado à ativa no dia 22 de janeiro. Na última quinta-feira (1º), os professores e equipes pedagógicas voltaram às unidades escolares para participar das práticas pedagógicas, etapa coordenada pelas equipes gestoras em cada um dos locais.

A Educação também realizou diversos serviços nas unidades escolares, como capina e roçagem, pintura, melhoria em pisos e telhados, manutenção de sistemas elétricos e hidráulicos, entre outros consertos e correções. (Com informações do N.Com)