Os cerca de 28 mil alunos das 86 escolas municipais de Londrina foram submetidos nesta quarta (19) e quinta-feira (20) à avaliação sistêmica, realizada pela Secretaria Municipal de Educação. Alunos do 1º ao 5º ano fizeram provas de língua portuguesa e matemática e os resultados irão permitir monitorar o desempenho das crianças e o método pedagógico utilizado, elaborar um diagnóstico dos avanços e dificuldades enfrentadas por cada uma delas e fazer as intervenções necessárias para aprimorar o aprendizado. A avaliação acontece a cada seis meses desde que foi implantada, no segundo semestre de 2014, e está na quinta edição.


Imagem ilustrativa da imagem 28 mil alunos realizam avaliação sistêmica
| Foto: Fabio Alcover




"A avaliação é muito positiva porque a Secretaria de Educação tem condição de identificar unidades que precisam de um apoio pedagógico maior. E também indica as escolas onde o aproveitamento é mais baixo para que sejam abertas turmas de contraturno escolar", explicou a gerente de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, Viviane Perez.

"A avaliação sistêmica foi muito útil para um projeto desenvolvido com alunos que apresentavam dificuldade de aprendizagem em língua portuguesa. Fizemos um trabalho diferenciado com as crianças. Delimitamos um prazo para que elas pudessem aprimorar a escrita e conseguimos atingir o objetivo antes de acabar o prazo", disse Daniele de Fátima Sanches Dias de Jesus, diretora da Escola Municipal Professora Maria Tereza Meleiro Amâncio, no Conjunto Santa Rita 6 (zona oeste). (Leia mais na edição de sexta-feira)