Imagem ilustrativa da imagem Sonho nas alturas
| Foto: Marcos Zanutto


Desde criança o agricultor Milton Luiz Ariosi sonhava em ter uma casa na árvore. Quando os filhos nasceram, a esposa Rosani Paiva Ariosi e ele estavam muito ocupados com o trabalho e, na época, os recursos eram escassos. "Eu sempre dizia que quando viessem os netos eu faria a casinha", conta. Na semana seguinte em que soube que seria avô pela primeira vez já encomendou a construção. A casa foi erguida em cima de um jatobá plantado há mais de 30 anos na propriedade rural da família em Cambé. Além do cantinho para as crianças, a construção possui um mirante que tem uma bela vista para o campo. Rosani diz que a família vai para a fazenda praticamente todos os fins de semana e, lá, recebe amigos e parentes, que aproveitam bastante o novo espaço.

Imagem ilustrativa da imagem Sonho nas alturas
| Foto: Marcos Zanutto


Com escorregador e poltronas suspensas para relaxar, a casinha é garantia de diversão e descanso para crianças e adultos. No dia a dia, uma varrição é suficiente para mantê-la limpa. O casal também realiza manutenções na madeira regularmente. "É um sonho que vale a pena realizar", garante. O projeto foi idealizado pela empresa londrinense Casa na Árvore, de Ricardo Brunelli. Ele garante que, se bem cuidada, a construção pode passar de uma geração a outra. Segundo o empresário, não é necessário apoiar a casa em uma árvore. Dá para erguer uma casinha apoiada em pilares de madeira roliça. Mas, para quem deseja fazer na árvore, é importante que ela tenha cerca de 80 centímetros de diâmetro.

Imagem ilustrativa da imagem Sonho nas alturas
| Foto: Marcos Zanutto


Dá para construir projetos infantis e adultos. Os primeiros são pré-fabricados, variam de 4 a 15 metros quadrados, e custam entre R$ 25 mil e R$ 65 mil. Já para adultos, a construção pode ser mais personalizada. Os pedidos mais comuns são para uso como home office, estúdio ou quitinete. Normalmente, possuem um quarto amplo com varanda, um banheiro e uma área para copa. O tamanho pode variar entre 40 e 70 metros quadrados. Brunelli diz que os projetos mais simples podem ser instalados em até seis dias, após a pré-fabricação na oficina. "Já os projetos maiores, com assoalho na área interna, rodapé, porta e janela, temos feito em cerca de 10 a 18 dias de trabalho", adianta.