Independentemente da estação do ano, a manutenção dos tapetes é essencial para a saúde do morador, e também para manter a estética da peça. Afinal, é com a limpeza apropriada que se faz a prevenção contra a proliferação de ácaros e poeira. Conservar o tapete de forma asséptica é muito simples, desde que se tenham alguns cuidados básicos.

De acordo com Leda Baggio, da tapetes Originale Maison, de Curitiba, é essencial o uso do aspirador de pó a cada dois dias, no sentido paralelo à trama, sempre com o bocal liso ou com cerdas macias. Ela também destaca a importância de proteger o produto de raios solares para evitar que desbote ou danifique.

Em famílias com crianças o risco de algum alimento ou líquido ser derramado no tapete se torna maior. Mas isso não impede os pais de utilizar o acessório na decoração da casa, basta saber como proceder em cada situação. "Para uma limpeza emergencial de sólidos indico o uso somente do aspirador, sem esfregar", orienta Leda.

Já no caso de fluídos, a empresária aconselha tirar o excesso com o papel toalha, usando os dois lados. Depois, com um pano branco limpo e umedecido, pressionar o tapete de forma que o líquido passe para o pano. O ideal é repetir essa operação até a completa absorção.

No caso de manchas, a dica de Leda é utilizar o produto Varsol Casa, um removedor com alto poder de limpeza desenvolvido para o uso doméstico, esfregando suavemente o local afetado. Entretanto, a opção mais segura é mandar o tapete para uma lavanderia especializada.

Quanto a lavagem, Joselane Martins, da loja Jô Martins, explica que alguns fabricantes recomendam a limpeza a seco, se este for o caso, o indicado é levar o tapete para uma empresa especializada nesse tipo de lavagem. Lembra ainda que a manutenção preventiva é o melhor investimento. "Uma limpeza profissional feita a cada 12 meses é essencial para manter a peça sempre bonita e prevenir problemas", pontua Joselane.

No inverno, nada melhor que um tapete para trazer mais calor e aconchego para o ambiente, mas, para quem têm lareira à lenha na residência, usar o tapete no mesmo cômodo se torna uma preocupação. Porém, segundo a arquiteta Renata Pisani, não há com o que se preocupar. "Pode-se usar os mais diversos modelos de tapete, assim como de material no espaço com lareira. O importante é tomar algumas precauções", explica ela.

A profissional conta que é necessário manter uma distância de aproximadamente 60 cm entre a peça e a lareira, e proteger o fogo com telas finas, para evitar que fagulhas danifiquem o produto.

Imagem ilustrativa da imagem SERVIÇO - CUIDAR É PRECISO
| Foto: Foto: Shutterstock
O uso do aspirador de pó deve ocorrer a cada dois dias, no sentido paralelo à trama, sempre com o bocal liso ou com cerdas macias