É muito comum as pessoas confundirem a profissão de arquiteto com a de designer de interiores. Até porque em certos momentos, ambas compartilham diversas atribuições. Mas, em outros casos, elas diferem. Entre as tantas funções de um designer de interiores estão a pesquisa de produtos, materiais e equipamentos para a elaboração e execução de projetos de interiores.

Segundo o professor do curso de design de interiores da Unopar, Ananias Godoy, existem diferenças importantes entre as duas profissões. Segundo ele, o trabalho do designer de interiores se diferencia do de um arquiteto nos quesitos profundidade e especificidade com que ambos encaram a tarefa de projetar ou reestruturar em espaço interno, nos seus aspectos funcionais e estéticos.

Ainda conforme ele, a própria função dos dois profissionais é bastante diferente, tanto na duração quanto na ênfase dada aos assuntos. Um arquiteto, explica Ananias, nos melhores cursos do país, estudou arquitetura de interiores durante dois ou três semestres, em média. Já o designer de interiores estudou o assunto do início ao fim do curso, de no mínimo cinco semestres, dependendo da escola. Também, coloca o professor, os alunos de design de interiores estudaram disciplinas específicas que normalmente não constam nos currículos de Arquitetura e Urbanismo, tais como História do Design, Design do Mobiliário, Ergonomia, Espaços Cenográficos, Antiquariato e Restauro, entre outras mais voltadas ao desenvolvimento da criatividade e à liberdade de projeto.

"O que pode ocorrer é que engenheiros e arquitetos, exatamente por causa de sua formação e filosofia de projetar, nem sempre darão a mesma importância à beleza e ao desempenho dos interiores que o designer de interiores lhes dá, o que pode comprometer a realização do sonho do cliente. Logicamente, não estou falando aqui dos arquitetos que se especializaram em interiores e que realizam um trabalho louvável e de alto nível nessa área, mas sim do perfil mais comum de arquiteto voltado à construção civil, é a este que me referi", detalha Godoy.

Segundo a designer de interiores Karine Faccioli Trevisan contratar um profissional dessa área é a melhor opção em casos de reformas internas de construções já existentes. De acordo com a ela, este profissional é o ideal para realizar a reconstrução do espaço interno por meio de releitura do layout, da ampliação ou redução de espaços, dos efeitos cênicos e aplicações de tendências e novidades técnicas e para o desenvolvimento de peças exclusivas. Tudo isso, completa a designer, realizado com projetos técnicos de ergonomia, acústica, térmica e luminotécnica.

"O designer de interiores e o arquiteto são profissionais qualificados para realizar atividades diferenciadas entre si, mas que se completam perfeitamente. O arquiteto é responsável pela concepção e construção da obra, atuando interna e, principalmente, externamente. Já o designer de interiores é o grande responsável pela organização interna do imóvel já pronto. O designer de interiores fez uma faculdade inteira dedicando-se exclusivamente ao estudo de interiores, enquanto o arquiteto realiza esse estudo de interiores em pouco tempo, como apenas mais uma matéria dentre inúmeras existentes", esclarece Karine.

Ainda relata Karine que é esperado que o conhecimento do designer de interiores voltado a parte interna da construção seja mais amplo e mais sólido que do arquiteto. Profissão relativamente nova e ainda desconhecida da população leiga em geral, aos poucos o designer está se tornando mais conhecido, por meio da mídia e lojas relacionadas a este universo.

"Uma das grandes vantagens de se contratar um designer de interiores está relacionada à questão financeira. Os projetos são sempre elaborados respeitando o recurso financeiro disponível do cliente. E a experiência deste profissional é capaz de elaborar grandes mudanças com recursos reduzidos, mudanças criativas sem grandes gastos, selecionar móveis e objetos que destacarão sem comprometer toda a verba disponível", conclui a designer.

Imagem ilustrativa da imagem SERVIÇO - DESIGNER DE INTERIORES: QUANDO CONTRATÁ-LO
| Foto: Fotos: Divulgação
"O designer de interiores é o responsável pela organização interna do imóvel já pronto", resume Karine Faccioli Trevisan, apresentado um de seus projetos
Imagem ilustrativa da imagem SERVIÇO - DESIGNER DE INTERIORES: QUANDO CONTRATÁ-LO
A contratação desse profissional pode estar relacionada à questão financeira, com projetos sendo elaborados de acordo com a disponibilidade financeira do cliente
Imagem ilustrativa da imagem SERVIÇO - DESIGNER DE INTERIORES: QUANDO CONTRATÁ-LO
Entre as tantas funções de um designer de interiores estão a pesquisa de produtos, materiais e equipamentos para a elaboração e execução de projetos, reforça justifica o professor Ananias Godoy, apresentando também uma de suas criações
Imagem ilustrativa da imagem SERVIÇO - DESIGNER DE INTERIORES: QUANDO CONTRATÁ-LO
A elaboração de projetos que personalizam o ambiente estão entre as funções de um designer. Aqui, a sala projetada sob o tema "Funk", pelas alunas Patricia Neiivert, Sônia Martins e Daniela Bueno do curso da Unopar