Não é porque o móvel é indicado para a área externa que você vai colocá-lo lá e esquecê-lo. As intempéries também agridem as madeiras preparadas e as fibras sintéticas. E, desfrutar um dia de céu azul recostado em uma chaise ou poltrona com madeira com lascas, fibras cortantes e almofadas desbotadas não é nada animador.

Segundo Luísa Mazarotto, gerente da loja de móveis Raffinato, de Curitiba, o cuidado deve ser iniciado já na hora da compra. "A indicação dos móveis é feita com base no ambiente que irão compor. Haverá sempre a necessidade de se observar a estrutura da peça, bem como o acabamento. Por exemplo, se a escolha for pela utilização de móveis que possuem metais em sua composição, as melhores alternativas são o alumínio e o ferro galvanizado, já que não enferrujam. Quanto à madeira, opta-se pelas que recebem uma camada de verniz polistein, protegendo o material contra a ação do tempo".

E pasme! Sabe aquele móvel que você cansou de ver nas casas de praia com um material todo trançadinho? Não, não é porque ele está na beira da piscina que todos os modelos que você achar nas lojas com um material similar serão adequados. Estas peças feitas em fibras só são indicadas quando confeccionadas em material sintético, pois para o natural ainda não há preparo que o deixe suficientemente resistente.

Considerando os materiais já citados, Luísa destaca três linhas de cuidados: para as fibras e metais; para madeiras; para móveis que apresentem aplicação de tecido. Na primeira, não há a exigência de manutenção, apenas limpeza, o que possibilita que a peça possa ser mantida em ambiente externo permanentemente. As madeiras, apesar de tratadas, requerem aplicação semestral de verniz polistein para conservação. Em relação aos móveis com aplicação de tecido em almofadas ou assentos, mesmo que as peças sejam confeccionadas em tecido acquablock ou 100% acrílico, o procedimento é simples: remover as áreas com sua aplicação em momento de desuso, pois, com a ação do tempo, pode ocorrer infiltração de água por meio de suas costuras.

Existe uma variada gama de cores, texturas e espessuras de fibras sintéticas. Algumas fibras apresentam cores uniformes, outras mescladas. Porém, a paleta de cores abrange desde tons neutros como o preto, branco, tons de bege e marrom, até cores fortes como o amarelo, verde, vermelho, azul, etc. "O cliente pode optar pela aplicação da fibra que desejar e, inclusive, alterar a cor da estrutura, caso seja aparente, podendo combiná-la com o tom da fibra ou utilizá-la na cor do metal polido", ressalta Luísa.

Imagem ilustrativa da imagem SERVIÇO - A ESTÉTICA DO MOBILIÁRIO
| Foto: Fotos: Gui Klaime/Divulgação
Quando a escolha for por móveis que possuem metais, as melhores alternativas são o alumínio e o ferro galvanizado, já que não enferrujam, como estes do projeto da Bender Arquitetura