O que fazer com aquele cantinho sem solução na casa? Esse costuma ser um problema comum, principalmente com residências cada vez menores. A arquiteta Thaís Almada, professora do Centro de Educação Profissional de Design, Artes e Profissões (CEPDAP), de Curitiba, traz algumas soluções que podem ajudar a transformar esse espaço em um local charmoso e funcional. "As opções são diversas, mas tudo vai depender do tamanho do espaço. O canto debaixo da escada, por exemplo, às vezes, acaba sendo um problema, pois o local é cheio de ângulos. Se a intenção é colocar um móvel, a solução é recorrer a um marceneiro que conseguirá fazer adaptações", indica.

Outras soluções também são adaptáveis para a escada como transformar o lugar em um cantinho de leitura, com prateleiras para a disposição de livros, ou em um pequeno escritório. Para quem aprecia vinho, também existe a possibilidade de montar uma adega no local. "Outro recurso é montar um jardim interno, mas, nesse caso, é importante ficar atento à iluminação e à circulação de ar, pois mesmo as espécies que preferem sombra precisam de um pouco de iluminação natural para se desenvolverem", orienta Thaís .

No caso de pequenos espaços na cozinha, a professora indica aproveitar o cantinho para organizar utensílios pouco utilizados. "No mercado é possível verificar várias soluções como gaveteiros adaptáveis, que podem guardar aqueles itens menos essenciais. Para o armário que tem um lado de difícil acesso como cantos em L, por exemplo, a dica é optar por prateleiras giratórias, que vão aproveitar todo o artefato", recomenda.

Móveis com rodinhas também são uma boa opção para locais com pouca metragem, principalmente na dispensa e na lavanderia. "Esse tipo de móvel pode ficar naquele local sem acesso, que não teria como colocar um armário com gaveta ou porta. Quando precisar pegar algum produto é só puxar e, depois, colocar de volta", lembra Thaís.

Para organizar itens que não cabem nos armários, a arquiteta sugere o uso de móveis com mais de uma funcionalidade. Alguns exemplos: armários que podem se transformar em uma mesa de escritório; bancos e poltronas que têm espaço para guardar livros e outros objetos; uma porta de correr que pode servir como biblioteca; camas com gaveteiros embutidos. "Mas se o cantinho realmente não tem jeito, a dica é optar por um único objeto de decoração como uma luminária, uma planta, um puff ou, então, aproveitar a parede para fazer um mosaico com fotos ou quadros", indica.

Já a arquiteta Adriana Ciliprandi Lopes, da Marel Móveis Planejados, cantos sem utilidade podem ganhar novos usos por meio de armários, gaveteiros, estantes e aparadores, que dão utilidade aos ambientes esquecidos da casa. Além disso, alguns truques são válidos para aproveitar melhor os espaços e até conferir mais sensação de amplitude, como a utilização de espelhos e iluminação embutida.

Imagem ilustrativa da imagem IDEIA - UM CANTINHO, VÁRIAS COMPOSIÇÕES
| Foto: Marcelo Stammer, Miguel Viégas
No quarto de casal, a melhor maneira de aproveitar o canto foi a opção do roupeiro em forma de ‘L’ com portas de correr revestidas de espelhos. Assim, nenhum cantinho perdeu utilidade
Imagem ilustrativa da imagem IDEIA - UM CANTINHO, VÁRIAS COMPOSIÇÕES
| Foto: e Divulgação
O corredor estreito virou closet, com bancada de maquiagem, gavetões e cabideiros
Imagem ilustrativa da imagem IDEIA - UM CANTINHO, VÁRIAS COMPOSIÇÕES
No quarto da menina, a bancada de estudos sobrepõe-se ao móvel abaixo da TV, conferindo maior integração dos móveis
Imagem ilustrativa da imagem IDEIA - UM CANTINHO, VÁRIAS COMPOSIÇÕES
| Foto: Fotos: Shutterstock
Na escada um dos recursos é montar um jardim interno, mas é importante ficar atento à iluminação e à circulação de ar