Por ser um local com características distintas, a cozinha exige cuidados especiais na hora de escolher seu revestimento. Em um mesmo espaço há áreas úmidas, sujeitas ao calor e também à gordura. O azulejo ainda é a uma opção bastante utilizada, mas diversos materiais já estão sendo usados para deixar a o espaço moderno e funcional. Alguns até permitem ser aplicados sobre o azulejo original, o que pode facilitar bastante no caso de uma reforma, principalmente quando não é possível mudar da casa ou se há pressa em terminar o serviço.

A arquiteta Sony Luczyszyn, de Curitiba, dá algumas dicas para facilitar bastante o processo. Ela recomenda que se observe primeiramente se os pontos de geladeira, fogão e pia estão corretos. "Geralmente usamos a pia no meio com o fogão de um lado e a geladeira do outro. Quando se está cozinhando é preciso ter tudo à mão e essa disposição facilita bastante. Se isso já estiver certo, todo o restante é mais fácil", destaca.

Ela afirma que atualmente é possível colocar azulejos somente na pia e no fogão e que podem ser colocados painéis de madeira nas regiões onde não há umidade. O granito é uma opção ao azulejo e pode ser colocado atrás do fogão. Outra opção é usar pastilhas, que são de fácil manutenção, segundo ela.

"Para quem está fazendo uma reforma e não quer retirar todo o azulejo anterior, há no mercado um revestimento especial para ser sobreposto ao piso ou azulejo, por ser mais fino. Mas é preciso estar atento para que não haja peças parcialmente soltas, porque com o peso ela vai acabar caindo. Nesse caso, é melhor retirar tudo", recomenda.

Para garantir a aderência, Sony explica que há colas especiais e que também é possível apicar o azulejo, isto é, desbastar com um martelo para tornar a superfície irregular.

Para quem quer facilidade na hora da limpeza, ela recomenda o uso de revestimento retificado, que permite que o espaço entre uma peça e outra seja bem pequeno, com um rejunte bem fino. "Em geral as pessoas escolhem as peças brancas, mas o rejunte dessa cor encarde muito e não fica legal colocar uma cor mais escura.

Em alguns projetos, segundo Sony, também é usado o vidro, que pode ser serigrafado. Se for aplicado na região do fogão, é necessário que seja vidro temperado. "É possível também aplicar revestimento vinílico, mas ele não resiste muito ao calor. Da mesma maneira, não aconselho o uso de papel de parede. Os adesivos também podem ser usados em vidro. Se você colocar diretamente sobre o azulejo, ele vai ficar marcado, tem de fazer um nivelamento antes", explica.

Outro processo simples, é a pintura de azulejo. Existem tintas específicas para essa superfície, mas a arquiteta adverte que o precedimento não fica tão bonito e além de ter uma durabilidade menor. "Se o azulejo for com relevo também vai ficar marcado sob a tinta. Mas é uma boa alternativa se o imóvel é alugado, por exemplo, ou você não quer gastar muito."

Praticidade
Na hora de instalar as peças da cozinha, algumas dicas facilitam muito o dia a dia e a limpeza. Sony recomenda o uso de um rodapia, aquela borda sobre a pia mais alta, com 20 a 30 centímetros. "Isso ajuda bastante na limpeza e dispensa o uso de azulejo nessa região", afirma.

O sóculo, aquele "degrau" sobre o qual é instalado o armário, deve ficar recuado 15 centímetros, para facilitar o encaixe dos pés. Sony recomenda fazer de alvenaria. Em alguns casos são feitas só as bordas em granito, mas nesse caso é importante ser bem vedado com o piso para não entrar sujeira pelo vão, ou mesmo água quando a cozinha for lavada.

"É muito importante também pensar na iluminação, para que seja a mais natural possível. Para ganhar espaço, hoje já existem eletrodomésticos com múltiplas funções, como um forno elétrico e micro-ondas na mesma peça", diz a arquiteta.

No caso das cozinhas abertas e integradas a outras partes da casa, é importante manter a unidade. "Nesses casos a cozinha faz parte da área social, não da de serviço e tem que ser tratada de forma diferente. É preciso que os armários 'conversem' com o resto dos móveis", destaca.

Imagem ilustrativa da imagem DICA - ROUPA NOVA PARA A COZINHA
| Foto: Fotos: Marcelo Stammer, Gerson Lima
No projeto das arquitetas Sony Luczyszyn e Cristiane Maciel, o rodapia mais alto combina com as pastilhas,já que o proprietário do imóvel não queria o uso de azulejos
Imagem ilustrativa da imagem DICA - ROUPA NOVA PARA A COZINHA
| Foto: Daniel Mansur, Henrique Queiroga/Divulga
No restante das paredes, em substituição ao azulejo, foram usados painéis de madeira, integrados com os armários
Imagem ilustrativa da imagem DICA - ROUPA NOVA PARA A COZINHA
Novamente as pastilhas são destaque, combinadas aos azulejos
Imagem ilustrativa da imagem DICA - ROUPA NOVA PARA A COZINHA
As pastilhas são um ótimo recurso para dar uma repaginada na cozinha, deixá-la mais contemporânea, sem fazer grandes obras. Nesta cozinha, a designer de interiores Iara Santos especificou pastilhas em cima da bancada deixando o restante da parede com azulejos já existentes. O pequeno detalhe proporcionou um charme a mais a cozinha.
Imagem ilustrativa da imagem DICA - ROUPA NOVA PARA A COZINHA
O sóculo dá apoio não somente à pia mas também a todos os armários, facilitando a manutenção do espaço. O uso de armários em toda a parede dispensa a aplicação de azulejos
Imagem ilustrativa da imagem DICA - ROUPA NOVA PARA A COZINHA
A adesivação é também um excelente recurso para se utilizar na cozinha. De instalação rápida e sem sujeira, esse recurso tem grande apelo estético. Neste projeto, as designers de interiores Fabiana Visacro e Laura Santos fugiram dos tradicionais adesivos imitando ladrilhos e optaram por um adesivo, com tipografia diferenciada, que faz referência à bebida mais apreciada pelos clientes: o café