Na hora de comprar um carro, existem muitos detalhes a serem analisados, desde a marca, cor, modelo, ano de lançamento, até mesmo qual será o tipo de abastecimento do veículo. Atualmente, são diversas as opções disponíveis no mercado, inclusive para quem busca uma proposta mais sustentável, já que os automóveis elétricos possuem mais de um formato.

Dentre as opções de veículos elétricos, duas são mais conhecidas pelo senso comum. Uma delas é o carro totalmente elétrico, que é movido exclusivamente pela eletricidade e precisa ser recarregado a partir de uma fonte externa de energia. Outro é o carro elétrico híbrido, que combina um motor elétrico com um motor à combustão, normalmente abastecido por gasolina ou etanol.

Mas qual é a diferença entre eles na prática? A advogada e jornalista, Carla Benedetti, de 39 anos, possui um carro híbrido e conta que não possui muitas críticas a seu automóvel, inclusive em relação ao carregamento; “eu tenho carregador na minha garagem, e coloco para carregar todos os dias de forma simples”, conta ela. Para Benedetti, pegar a estrada também não é uma preocupação quando bem planejado, “para longas viagens preciso colocar gasolina, pois ele suporta apenas 40 km sem carregador”.

LEIA TAMBÉM:

Aplicativo auxilia donos de carros elétricos a encontrarem pontos de carregamento

Em contraponto, a experiência não é a mesma para quem possui um tipo diferente de veículo. O empresário Hamilton Ribas, 39 anos, é dono de um carro 100% elétrico e percebe alguma dificuldade na hora de carregar seu carro. “Se eu não planejar a viagem, por exemplo, eu vou passar uma grande dificuldade. Eu tenho que saber antes de viajar quais são os pontos onde tem para carregar (..) e além de ter o ponto para carregar, a gente tem que ter sorte de não ter outra pessoa que deixa o carro e simplesmente sai”, explica ele.

Hamilton Ribas adquirindo seu carro totalmente elétrico da marca BYD, marca que vem crescendo na produção de veículos sustentáveis
Hamilton Ribas adquirindo seu carro totalmente elétrico da marca BYD, marca que vem crescendo na produção de veículos sustentáveis | Foto: Arquivo pessoal

Outra diferença que fica evidente entre os dois tipos de carro é quando eles são comparados a automóveis com motor à combustão. Enquanto Carla Benedetti não sentiu diferença entre dirigir um carro híbrido quando comparado a um à combustão, Hamilton Ribas nota algumas diferenças evidentes na hora de dirigir seu carro totalmente elétrico. “Ele acelera bem rápido, e o fato de não ter barulho também, você fica tranquilo. Muita suspensão, muito amortecimento. Percebe que o carro é bem confortável na hora de dirigir”.

Mesmo com algumas diferenças, a satisfação com seu carro está presente em ambas as experiências. “Não tenho críticas ao meu carro, pois sou muito feliz com ele”, afirma Carla Benedetti sobre seu carro híbrido, enquanto Hamilton Ribas pontua: “eu gosto muito do conforto, eu gosto da velocidade. (...) Se precisar ele dá uma esticada na estrada, para fazer uma ultrapassagem, qualquer aperto ele responde muito rápido”, pontua o dono do carro totalmente elétrico, listando seus fatores favoritos sobre o veículo.

*Supervisão de Patrícia Maria Alves, editora.

Continue lendo:

Um carro elétrico para chamar de seu