Suspensão com molas helicoidais trabalha em conjunto com um eixo rígido
Suspensão com molas helicoidais trabalha em conjunto com um eixo rígido



O conforto de um carro de passeio com a robustez de uma caminhonete. Esta é a proposta da Nissan ao lançar a nova Frontier com suspensão multilink. A picape japonesa também está com chassi mais leve e resistente. Outra novidade do modelo é o assistente de subida e descida. "É um carro com toda a robustez de uma picape, mas com o toque japonês de tecnologia", comentou Everton Ferreira, gerente de Marketing da Nissan.



As caminhonetes da categoria normalmente são equipadas com suspensão traseira de feixe de mola desenvolvidas para garantir capacidade de carga. A suspensão multilink com molas helicoidais, por sua vez, trabalha em conjunto com um eixo rígido. A manutenção é mais simples e com maior durabilidade. A multilink também reduz a sensação de flutuação do veículo em velocidade de cruzeiro e do impacto do terreno para o interior.

Em uma pista offroad, a picape supera os obstáculos sem que os ocupantes do veículo sintam os solavancos do percurso. A passagem por buracos, mesmo em sequência, é suave, principalmente pelo formato de ataque e saída da Frontier. A redução do peso da carroceria e do chassi ajudam a estabilizar o veículo sem flutuações. A suspensão dianteira preserva a arquitetura com braço duplo assistido por barra estabilizadora.

A 12ª geração da Nissan Frontier vem com um chassi mais leve e reforçado, que garante melhor performance em consumo, robustez e conforto para condução nos variados tipos de pavimento. Foi projetado para suportar uso intenso. O formato em duplo C foi mantido da versão anterior, mas chega com mais tecnologia associada.
"O duplo C faz com que o carro não sofra torção. Você consegue colocar a picape em uma posição torta em que o chassi não vai torcer. Com isso, não perde encaixe de portas e vidros. Essa tecnologia se reflete em durabilidade do carro", explica o gerente de marketing.

SEGURANÇA
Para quem usa a Frontier na cidade, os sistemas de assistente de subida e descida são uma mão na roda. O HDC (Controle Inteligente de Descida) faz com o veículo acione automaticamente os freios em descidas, mesmo em marcha ré. A novidade é HSA (Sistema Inteligente de Partida em Rampa) que impede o carro de andar para trás quando está em um aclive.

O sistema detecta a situação, mantém a pressão de freio por até três segundos depois que o pé do motorista solta o pedal do freio. Ele funciona com a alavanca de mudanças nas posições "drive" ou "r". "Isso faz com que a caminhonete esteja preparada para o offroad e também para o dia a dia da cidade", afirma o Ferreira.

Outra tecnologia que ajuda a aplicar maior força e poder à roda com mais aderência ao pavimento é o LDS (limitador de diferencial). O sistema aumenta o controle do veículo, a estabilidade e evita que as rodas patinem. Se perceber que uma das rodas está deslizando, o LSD a freia automaticamente e manda a potência extra às rodas com mais tração.

O Shift On The Fly evoluiu e vem com opções de tração integral e reduzida. Ele é acionado ao girar uma manopla no painel do carro em movimento até 100km/h. A versão anterior só funcionava até 80km/h.

Assistente de subida e descida é uma das novidades
Assistente de subida e descida é uma das novidades | Foto: Fotos: Marcos Zanutto



DEBAIXO DO CAPÔ
A marca japonesa equipou o modelo com motor diesel 2.3 biturbo, com 190 cavalos de potência e entrega de 45, kgfm de torque. O novo motor é ainda dez quilos mais leve e mais silencioso do que a geração anterior. E trabalha em conjunto com a transmissão automática de sete velocidades. O equipamento também possui o modo sequencial para trocas manuais.

A bordo da nova picape
A FOLHA embarcou na nova Frontier na última quinta-feira (20) para um test drive na pista de offroad do projeto "Frontier Experience". Londrina foi a primeira parada do projeto que vai percorrer 15 cidades brasileiras. A pista com oito obstáculos em estilo caixa de ovo, V, King, inclinação lateral positiva e negativa, transposição e aceleração e frenagem permitiu avaliar o potencial embarcada na nova picape.

O desafio começou com um trecho de caixa de ovo. Os ângulos de entrada e saída permitem ao veículo superar todos os tipos de pavimentos. Uma placa de ferro protege a parte inferior, evitando avarias no cárter, radiador, motor e tanque de combustível.

O chassi em Duplo C tornou mais suave a passagem pelo V. A rotação para vencer o obstáculo nem é percebida pelos ocupantes do carro. Também testamos os sistemas HDC (Controle Inteligente de Descida) e HSA (Sistema Inteligente de Partida em Rampa).

Eles dão uma segurança maior ao trafegar pelas rampas, principalmente para motoristas com pouca experiência em arranque em aclives. Os três segundos que o sistema segura o carro fazem toda a diferença. Fora da estrada, o conforto do interior da Frontier chama a atenção.

MERCADO
A montadora não fala sobre a participação da picape no mercado nacional, mas afirma que atinge os objetivos da companhia. A participação do londrinense nesta fatia é grande. De acordo com o gerente comercial da Concessionária Nissan Nicenter, José Ramires, a venda de Frontier representa em torno de 20% do mercado de Londrina. "Escolhemos Londrina para começa o Experience porque aqui tem uma boa venda. A venda de Nissan é acima da média nacional. Enquanto a média nacional é de 3%, Londrina trabalha quase o dobro de participação de mercado", afirmou Ferreira.

A próxima parada do projeto será em Maringá entre os dias 3 e 6 de agosto.