O Audi Q8 terá como DNA o prestígio e a esportividade
O Audi Q8 terá como DNA o prestígio e a esportividade | Foto: Divulgação



A alemã Audi escolheu Detroit para apresentar o conceito Q8, o futuro modelo de produção. O Salão também marcou a estreia mundial do SQ5 TFSI e a apresentação das versões A5 e S5 Cabriolet.
O Q8 terá como DNA o prestígio e a esportividade. O modelo combina o amplo espaço típico de um SUV com o estilo de um cupê. A Audi oferece uma prévia da futura direção de design com o conceito. Muitos elementos remetem ao Ur-quattro original dos anos 1980, incluindo as excepcionalmente largas e planas colunas C, bem como os para-lamas robustos e poderosos.
O protótipo oferece bastante espaço para quatro pessoas, além de bagagens. Linhas amplas emprestam ao interior um ambiente esportivo e elegante. O novo conceito de controles é baseado em amplas telas sensíveis ao toque, complementadas por um Audi virtual cockpit aprimorado e um head-up display que usa tecnologia inteligente de realidade aumentada para mesclar indicadores virtuais com o mundo real.
O conjunto mecânico híbrido plug-in poderoso e altamente eficiente do conceito produz um total de 449 cv e 700 Nm de torque. A potência é entregue à estrada por meio da tração integral permanente quattro. Suspensão a ar e freios a disco de cerâmica completam o impressionante pacote tecnológico. O conceito Q8 é a base para um modelo de produção que a Audi lançará no mercado em 2018.
A versão mais esportiva da linha Q5 celebra sua estreia mundial. O motor 3.0 turbo V6 entrega 354 cv e 500 Nm de torque a apenas 1.370 rpm. Com isso, o SQ5 acelera de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos.
Agilidade
A tração integral permanente quattro suporta um comportamento de condução dinâmico aliado à transmissão tiptronic de oito velocidades com trocas suaves. A agilidade do carro é aprimorada com o diferencial esportivo, que distribui efetivamente o torque entre as rodas traseiras, e a direção dinâmica com relações variáveis. O SQ5 TFSI chegará às concessionárias alemãs em meados de 2017.
Os novos A5 e S5 Cabriolet têm seu design baseado nas linhas elegantes do Coupé. A janela traseira ficou mais plana e destaca o visual esportivo, assim como a traseira mais curta e o longo capô com vincos marcantes.
Estão incluídos nas novas versões os mais recentes recursos tecnológicos de conectividade e sistemas de assistência ao motorista. Os novos motores do S5 entregam um desempenho poderoso, com 190 cv nas versões 2.0 TDI e 2.0 TFSI e 354 cv no 3.0 TFSI. Os modelos chegam às revendas europeias em março deste ano. (A.M.P)