Por mais habilidoso que o condutor seja ao volante, com certeza ele se surpreende com os obstáculos de terra às margens da avenida Brasília, próximo ao cruzamento com a Winston Churchill, em Londrina. Testes com inclinações e ângulos extremos, torções, além de desafios em aclive e declive, que aceleram os batimentos cardíacos do motorista. Entretanto, por mais inexperiente que seja, o condutor consegue superar o desafio com segurança e sem estresse, no comando da nova Chevrolet S10, High Country.
Com motor a diesel 2.8, a picape está disponível para os testes em Londrina, uma das oito cidades escolhidas do Brasil para receber o circuito pra lá de selvagem. Um dos principais desafios da estrada é um obstáculo de quase 10 metros de altura, em aclive e declive. Ele é facilmente ultrapassado pela automática 4x4, com o auxílio de partida em rampa e o controle de velocidade em declive.
Para evitar incidentes, todo o percurso é acompanhado por uma atenta instrutora, treinada pela marca, que orienta o condutor. A extensão montada ao lado da avenida Brasília ainda possui trechos com ângulos, inclinações e teste rigoroso de torção. Por causa da irregularidade do solo, a suspensão é mais do que exigida. Mesmo assim o sistema de amortecimento permite, sem rangidos, que o motorista conclua tudo com conforto e sem maiores sustos. Robusta por tradição, a nova S10 ainda ganha destaque pela tecnologia, que compensa vias com longos trechos de trepidações pelo desbalanceamento das rodas.
"Esta pista é chamada de 'Desafio S10 a toda prova'. O objetivo da Chevrolet é mostrar a já conhecida robustez da S10, junto às novas tecnologias integradas nos modelos 2017. O veículo, além da força, tem design inovador, que chama muito a atenção, assim como direção elétrica, sensores frontais, alerta de colisão, leitor de faixa, assistência de ladeira e outros inúmeros acessórios de segurança. O novo modelo destaca-se, principalmente, pelos itens de tecnologia", ressalta o gerente de produtos da Metronorte, Paulo Barros.

PRÊMIO
O gerente explica que a escolha da marca por Londrina se deu graças ao mercado conquistado na região. "Um prêmio para consumidores e amigos da Chevrolet, que podem comprovar, por exemplo, a eficiência do sistema de freios desta picape, o ABS com EBD (distribuição da força de frenagem) de última geração. Neste modelo, eu destacaria também os eficientes alertas de saída de faixa e de colisão frontal. Sem deixar de lado o OnStar, um sistema de telemática que oferece ao motorista serviços de emergência, segurança e navegação", detalha o gerente de produtos, acrescentando que o preço médio do lançamento é de R$ 170 mil.
Segundo Barros, o teste pode ser realizado após o interessado preencher um cadastro antecipado nas agências da Metronorte em Londrina. O "Desafio S10 a toda prova" ocorre de quarta a domingo, das 9h às 18 horas.