Imagem ilustrativa da imagem Os mais vendidos
| Foto: Fotos: Divulgação



Com o mercado de veículos em baixa, a posição no ranking das marcas mais vendidas no Brasil sofreu alterações sensíveis. Em 2016, a demanda derrubou em 11,2% a produção das montadoras, o menor volume desde 2004, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) publicados pela FOLHA (6/01).
A obrigação de adquirir novas estratégias, como incluir lançamentos e renovação de modelos, elevou o patamar de algumas marcas, enquanto outras perderam posição.
De acordo com a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a General Motors/Chevrolet retornou à liderança entre as marcas com dois veículos entre os dez mais vendidos do ano, derrubando a supremacia de mais de uma década da Fiat, que havia dominado o topo até 2015. O Onix lidera a lista pela segunda vez consecutiva com 153.372 emplacamentos, um aumento de quase 22% em relação a 2015. A atualização do visual e as novas versões, a aventureira Activ e a de entrada, Joy, marcaram as renovações do modelo.

Imagem ilustrativa da imagem Os mais vendidos



Hyundai
O HB20 subiu uma posição e alcançou o segundo lugar no ranking. Com isso, a Hyundai alterou as posições entre as mais vendidas, tomando o quarto lugar, antes ocupado pela Ford. O hatch mais aclamado da sul-coreana teve renovação em 2016, o suficiente para emplacar 121.616 veículos. Junto com o Onix, forma a dupla de únicos modelos com mais de 100 mil emplacamentos, somando 33,48% de participação no mercado.

Imagem ilustrativa da imagem Os mais vendidos



Ford
Mesmo com 13.571 emplacamentos a menos, o Ford Ka subiu um patamar e conquistou o terceiro lugar. A linha 2017 do Ka trouxe algumas novidades, mesmo assim, a Ford perdeu duas posições no ranking, indo para o sexto lugar. Seu nome na lista de automóveis só reaparece na vigésima posição com o EcoSport.

Imagem ilustrativa da imagem Os mais vendidos



Chevrolet
O Prisma é o segundo veículo mais vendido da Chevrolet. Assim como o Onix, ganhou uma renovação no meio do ano e teve um grande avanço, subindo cinco patamares. Sua quarta posição, unida ao líder Onix, elevou a marca ao primeiro lugar no pódio.

Imagem ilustrativa da imagem Os mais vendidos



TOYOTA
O Corolla, que em 2015 ficou em décimo, em 2016 atingiu a quinta colocação. Entre os mais vendidos, foi um dos que mais resistiram, tendo retração de 3.86%, com 2.599 emplacamentos a menos do que em 2015. No entanto, com o Etios Hatch e Etios Sedan na 14ª e 17ª posições, e a Hilux entre os três comerciais mais vendidos, a Toyota deu um salto de dois pontos percentuais de participação no mercado, com 9%. Com isso, a marca sai da sétima para a quinta mais vendida de 2016.

Imagem ilustrativa da imagem Os mais vendidos



Fiat
O segundo colocado de 2015 teve queda brusca. O Pálio caiu para a sexta posição no ranking. O modelo sofreu renovação em 2016, ficou mais completo com a inclusão de equipamentos. Ainda assim, a Fiat inovou com importantes lançamentos, como o Mobi, novo Uno e a inovadora SUP Toro, que junto com a Strada ocupa a ponta do ranking entre os veículos comerciais leves mais vendidos. As novidades seguraram a marca no segundo lugar do pódio, embora não sem queda de 2.4 pontos percentuais na participação, com 134.185 emplacamentos a menos que o ano anterior, número maior que o total de vendas da oitava marca da lista.

Imagem ilustrativa da imagem Os mais vendidos



Renault
O Sandero subiu uma posição, encontrando-se na sétima colocação. O hatch ganhou nova motorização (1.0 e 1.6) no último semestre de 2016. A marca aparece de novo no ranking dos automóveis na 22ª posição, com a Duster, 24ª com o Logan e 27º com o Clio. A picape Oroch, o Master e o Kangoo ilustram a tabela dos comerciais leves mais vendidos, em 8ª, 12ª e 16ª posição respectivamente. A soma fez a marca cair uma colocação no ranking, apresentando a faixa de 7,55% em participações.

Imagem ilustrativa da imagem Os mais vendidos



Volkswagen
O Gol foi o carro mais vendido da Volkswagen. O veículo que ilustrava a quinta posição da lista em 2015 se apresentou como oitavo em 2016. A reestilização, nova motorização e a inclusão de sistema multimídia no modelo foram importantes, porém a marca passou por problemas com a falta de peças que paralisou algumas fábricas da Volkswagen no Brasil. Mesmo assim, o nome se mantém na terceira posição, agora com três pontos percentuais a menos em participação.

Imagem ilustrativa da imagem Os mais vendidos



SUV
O HRV, que melhorou os equipamentos na versão 2017, foi o SUV mais vendido de 2016 e avançou para a nona posição, deixando a 14ª de 2015. Mesmo em queda de mercado, a Honda foi a marca que mais se manteve em participação, com apenas 0,02 pontos de diferença, agora possui 6,17% ante os 6,19% do ano anterior.
Com o mercado de SUVs em crescimento, o segundo mais vendido da categoria também se apresenta entre os dez mais. O Renegade adotou novo motor 1.8 flex em 2017, mais potente, e alavancou as vendas em mais de 30%, com 51.567 emplacamentos contra os 39.187 de 2015. Com o SUV em alta e o lançamento do Compass, a Jeep subiu 1,28 ponto em participação e se manteve na décima colocação.
Com o resultado, se esperam novos planejamentos e estratégias para 2017. As marcas já apresentaram algumas novidades no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em novembro passado. Nem tudo foi exibido, mas o mistério deixa a corrida fora das pistas mais disputada e mais interessante.

Imagem ilustrativa da imagem Os mais vendidos