Imagem ilustrativa da imagem O esportivo que quase dispensa o motorista
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Quase uma década depois do lançamento da primeira versão esportiva do Audi A5 Sportback, a montadora alemã apresenta a segunda geração do coupé. Um carro novo que mantém as características das linhas básicas, mas inova no design. O novo A5 marca o início do desenho dos futuros carros da Audi. Estará presente nos novos Audi A6 e A7 e no Audi A8, que chega ao Brasil no ano que vem.

Uma nova plataforma eletrônica vem de carona no A5, baseada na estratégia global da empresa que tem como foco a digitalização, sustentabilidade e a urbanização. "O foco é a sustentabilidade por meio de um consumo extremamente baixo e sistema de assistência que permite autonomia de uma parcela do veículo. Este carro representa o DNA da Audi. Um carro muito esportivo, com a linguagem de desenho marcante", afirmou Johannes Roscheck, presidente da Audi do Brasil.

A grande novidade do novo Sportback é a combinação de diferentes tecnologias, que garantem mais segurança, conforto e eficiência ao carro. É o primeiro modelo com ACC (Adaptive Cruise Control) com traffic jam assist. A tecnologia permite que em um engarrafamento o veículo dirija sozinho desde que a velocidade não ultrapasse 65km/h.

O novo A5 chega com espaço interno ampliado em 17 milímetros
O novo A5 chega com espaço interno ampliado em 17 milímetros | Foto: Fotos: Divulgação



A reportagem da FOLHA testou o novo sistema na rodovia dos Bandeirantes, em São Paulo. Para funcionar, o ACC precisa estar acionado. Quando os sensores instalados nas laterais, dianteira e traseira entendem que o carro está em uma situação de comboio, com trânsito lento, mas fluindo, permitem que o sistema assuma o controle da direção, reduzindo e acelerando conforme a velocidade do veículo da frente.

Para quem não está acostumado com o sistema ACC é estranho abrir mão do controle do carro, principalmente em congestionamentos, em que a atenção tem que ser redobrada. Mas o traffic jam assist cumpre bem a função de ser um semiautônomo. É só respirar fundo e confiar no carro.

Mas o sistema tem um "porém" que pode complicar o seu uso em grandes centros com trânsito caótico como São Paulo. Se os sensores perceberem que na faixa ao lado o tráfego está em velocidade maior, devolvem o controle ao motorista. Isso significa que em São Paulo, onde os motociclistas costuram o trânsito, o traffic jam perde um pouco da sua eficiência.

O sistema está disponível nas versões Ambiente, Ambition e Ambition plus. O modelo também traz novidades como alerta para saída de estacionamento de vagas perpendiculares, aviso de saída para os ocupantes e assistente para evitar colisões, junto aos sistemas Pre sense rear.

Com ele, em caso de uma colisão traseira iminente, o carro liga o pisca alerta, em seguida fecha os vidros e teto e, por último, aciona o estiramento dos cintos de segurança. Esse monitoramento de trânsito por trás funciona de zero a 200 km/h. "A ampla escolha de inovadores sistemas de assistência ao motorista se destaca no segmento. E a partir de agora devem ser incorporados a outros modelos da marca", afirmou Roscheck.


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DESIGN

O modelo A5 cupê foi lançado mundialmente em 2007, mas a carroceria Sportback veio dois anos depois. Em uma década foram comercializadas mais de 340 mil unidades no mundo. "A segunda geração do modelo foi concebida para reunir o melhor de três mundos: o design de um cupê, o conforto e espaço interno de um sedã, e a versatilidade de porta-malas de uma branche", afirmou Lucas Nunes Rodrigues, diretor de marketing da Audi do Brasil.

As principais mudanças são um novo conjunto de faróis (xenônio, fullead ou matrix), dependendo da versão, linhas duplas no capô, que trazem mais esportividade, luz de breaklight na traseira, aerofólios e para-choque totalmente redesenhados.

Com a distância entre-eixos alongada, dianteira e traseira encurtadas e o longo capô em forma de domo enfatizam o dinamismo do modelo. A grade singleframe tridimensional é significativamente mais plana e larga que na geração anterior.
A lista de equipamentos de série inclui, desde a versão de entrada Attraction, faróis bi-xenônio com luzes diurnas e lanternas de LEDs, sistema de som com Audi Music Interface, Bluetooth, entrada USB, volante multifuncional com design de três raios, Audi drive select, ar-condicionado automático, sensor de estacionamento traseiro, sistema start-stop, controle de cruzeiro com limitador de velocidade e sensor de luz e chuva.

INTERIOR
O novo A5 também cresceu por dentro. Seu interior ganhou 17 milímetros, o espaço para os ombros para o motorista e o passageiro de frente ficou 11mm maior e o espaço para os joelhos dos passageiros traseiros cresceu 24mm. A arquitetura horizontal do painel de instrumentos cria uma sensação de maior espaço.
Conforto é uma palavra que define bem o interior do A5 Sportback, tanto para o motorista como para os passageiros. O virtual cockpit e o smartphone interface evitam as distrações e deixam todos os comandos na ponta dos dedos. O carro é cheio de detalhes que facilitam o dia a dia do motorista.

Mas um dos mais interessantes é keyless go, um sensor de porta-malas que dispensa o uso da chave e abre e fecha o porta mala apenas com a passagem dos pés pelo sensor. É um detalhe que faz uma grande diferença para quem está com mãos cheias de sacolas de compras ou malas. Com 480 litros no bagageiro, o A5 Sportback tem uma das maiores capacidades de carga de sua categoria.

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* Repórter viajou a convite da Audi do Brasil