Nissan Frontier 2017:  motor diesel de 2.3 litros e turbo duplo
Nissan Frontier 2017: motor diesel de 2.3 litros e turbo duplo | Foto: Fotos:Fábio Alcover



A Nissan Frontier 2017 foi lançada em março pela montadora, com a proposta de apresentar maior robustez, menor peso e conforto de um carro de passeio. E o veículo entrega o que propõe, como é possível conhecer no estande da Nicenter, na ExpoLondrina. A reportagem testou a picape durante o fim de semana e, mesmo nas ruas esburacadas de Londrina, o modelo LE, com câmbio automático, motor diesel de 2.3 litros e turbo duplo, não repassa ao motorista os solavancos com a mesma intensidade que veículos mais baixos e que não contam com a suspensão traseira equipada com sistema multilink, com molas helicoidais em um conjunto com eixo rígido.

O câmbio automático de sete marchas também contribui para o desempenho e para o conforto. Com 190 cavalos, a picape acelera macio e tem arranque fácil, mesmo em subidas ou em uma ultrapassagem na estrada. Tudo por R$ 166,7 mil, preço sugerido pela montadora para a versão LE, que é a mais completa.

Ao mesmo tempo, a nova Frontier apresenta as características exigidas para atender as necessidades da lida no campo. Um exemplo é o novo chassi, que é mais leve, o que não impede que seja mais reforçado. A 12ª geração do veículo tem estrutura feita de aço reforçado, o que implica em uma resistência quatro vezes maior do que no modelo anterior. Ainda, são oito barras transversais no chassi, com um sobreposto de molas contínuas chamado de "duplo C", que eleva a durabilidade da carroceria.

A tecnologia usada permitiu ainda um produto final mais leve, com 10 kg a menos somente no motor, sem contar a carroceria. E, mesmo fabricada no México, foi adaptada às condições do Brasil, com elevação da altura da suspensão, que também contribui para evitar solavancos no interior da picape.

Para a tração, o modelo oferece controle de segurança e estabilidade, freios ABS com sistema eletrônico de frenagem e os novos auxílios automáticos de descida, de partida em rampa, luz de freio de LED e luzes diurnas de assinatura. Há também o HDC, que controla a velocidade de cada roda sem interferência do condutor em uma descida em pavimentos acidentados, mantendo a velocidade máxima de 25 km/h. Sem esquecer da opção de usar a tração 4x4 ou desligá-la.

CONFORTO E VISUAL
A robustez da nova Frontier também aparece no design. A aparência musculosa se dá pelas laterais mais altas no capô e se alterna com a leveza proporcionada pelos faróis em formato de bumerangue e a grade V Motion. São 5,25 m de comprimento, com 1,75 m de altura e 1,85 m de altura, que também garantem 87 cm a mais de altura no espaço interno, ante a geração anterior. Na caçamba, o comprimento máximo da caçamba é de 1,51 m e a largura, de 1,56 m.

Os bancos de couro e os acessórios são um capítulo à parte. Os assentos frontais têm duas temperaturas de aquecimento, para os dias frios, além da tecnologia "gravidade zero", que distribui o peso de forma equilibrada e evita fadiga. Todos os ajustes são elétricos e incluem até um preenchimento na altura da lombar, para os que têm problemas na coluna.

Tecnologia que também aparece em outros itens de série, como o ar condicionado, que possui controle individual de temperatura para cada um dos ocupantes da primeira fileira de bancos, o que evita brigas entre os friorentos e os calorentos. Já o painel de instrumentos conta com o sistema Thin Film Transitor (TFT), o mesmo do Nissan Kicks, com vários comandos e informações, como câmera de ré, sensor de estacionamento e computador de bordo.

Nova S10 com opção de motor flex ou a diesel
Nova S10 com opção de motor flex ou a diesel



Foco no produtor rural
As concessionárias presentes na ExpoLondrina, que vai até o próximo domingo, 9, oferecem condições especiais em picapes para produtores rurais. A Nicenter, por exemplo, garante descontos aos agricultores, em índices revelados apenas aos interessados em fechar a compra de veículos como o Nissan Frontier.

A Hilux também marca presença na ExpoLondrina
A Hilux também marca presença na ExpoLondrina



Na Metronorte, as condições também são mais vantajosas para os empresários do campo, na compra da Nova S10. O veículo tem as novidades de motores flex ou a diesel, com preço de entrada de R$ 79.990 para o modelo Advantage Flex até os R$ 177 mil da High Country. Os interessados poderão conhecer, por exemplo, o novo motor flex com 206 cavalos e tração 4x4, com maior espaço interno do que a versão anterior.

Já a Toyota oferece até R$ 19 mil de desconto aos agricultores em modelos da nova Hilux, que tem desde o preço de entrada em R$ 113,2 mil para a versão de cabine dupla Flex Dual de 2.7 litros SR 4x2 ao mais luxuoso, o Diesel de 2.8 litros SRX, por R$ 189, 9 mil. (F.G.)