A reportagem da FOLHA fez o teste da topo de linha, a Toro Volcano 2.0 16V turbodiesel de nove velocidades e tração nas quatro rodas, percorrendo ambientes urbanos, rodovias e estradas rurais leves de Londrina. Essa versão é a mais potente da gama, que desenvolve 170 cv e 35,7 Kgfm de torque.

A tecnologia surpreende com a função Remote Start, primeiro carro nacional com essa ferramenta, que permite ao motorista ligar o veículo à distância com apenas dois cliques no botão da chave. Assim, ao entrar no veículo, os ocupantes podem usufruir de um ambiente já climatizado pelo ar-condicionado de duas zonas. A Toro também possui um quadro multimídia com comunicação eficiente, o volante multifuncional com borboletas para troca de marcha e a central multimídia de 5", que poderia ser maior, mas não perde em interatividade e personalização.

Na dirigibilidade, a Toro dispara. O tamanho permite manobrar com facilidade e faz caber na garagem. A caçamba não atrapalha a visibilidade nem o conforto dos passageiros dos bancos traseiros. A direção elétrica facilita numa condução leve, porém sem perder a estabilidade até mesmo nas curvas com alta velocidade, fator que às vezes faz esquecer que o carro possui caçamba.

O novo modelo da Fiat também lembra que é picape, mostrando sua potência com boas retomadas de velocidades e trocas de marchas suaves. No off-road, o balanço é macio, absorve o piso irregular com conforto. A tração pode ser selecionada por botão giratório nos modos 4x2, 4x4 e 4x4 reduzida. A caçamba bipartida é simples de manusear, com portas leves que travam facilmente.

O resultado é um veículo especialmente urbano, mas com a capacidade extra em trechos off-road, atuando muito bem nos dois cenários. Em tráfego interno da cidade, a impressão é de estar conduzindo uma SUV com o plus da caçamba; e fora da estrada, que se está numa forte picape sem perder o conforto de um automóvel. Nesse ponto, a Fiat Toro acertou ao unir as necessidades do cliente ao ambiente que se deseja conduzir. (L.T.)