Imagem ilustrativa da imagem Mais tempo para os basculantes
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Os donos de caminhão basculante ganharam mais prazo para a instalação do dispositivo de segurança primário, que impede que a caçamba seja acionada involuntariamente. O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) decidiu, na semana passada, suspender por um ano as exigências da resolução 563, de 9 de maio de 2918, que determinava prazo até janeiro deste ano para a adequação dos veículos com carroceria basculante.
O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) informou, por meio da assessoria de imprensa do Ministério das Cidades, que "a resolução foi suspensa, após a análise de diversos pedidos formulados por entidades municipalistas e categorias profissionais em reuniões realizadas no âmbito deste ministério. Em virtude dessa demanda, constatou-se que o produto está ausente no mercado."
Os veículos antigos devem contar com um sistema duplo de segurança, definidos pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que avisa ou evita que a caçamba seja levantada enquanto o caminhão está em movimento. Os modelos novos devem sair de fábrica com o sistema.
O engenheiro mecânico Rubens Penteado de Melo, da Transtech Inspeção Veicular, explica que o sistema atual é como um interruptor de luz instalado no painel do veículo. Essa tomada de força aciona a bomba hidráulica que levanta a caçamba.
O sistema de segurança exige dois comandos do motorista, o que reduz o risco de acionar acidentalmente a tomada. "Com o sistema, o motorista precisa levantar uma capa e apertar um botão para acionar a caçamba. Os modelos mais novos vêm com um sistema mais eficiente, que impede que o basculante levante caso o veículo ultrapasse 10km/h", explicou.

ADAPTAÇÃO SIMPLES
Segundo o engenheiro mecânico, a adaptação do veículo é simples e os componentes estão a venda em lojas de autopeças. O kit do sistema de segurança varia entre R$ 1.200 e R$ 2.200. Os veículos fabricados antes do ano 2000, também precisam fazer a troca da bomba hidráulica. "Nos caminhões muito antigos, quando o motorista sobe o giro do motor, pode ocorrer de abrir a caçamba, mesmo quando a bomba está na posição neutro. Nestes casos precisa trocar a bomba hidráulica", aconselhou Melo.
Ele lamentou a decisão de prorrogar o prazo da resolução. "A sociedade tem certa restrição em relação à segurança. Pode apostar que daqui 11 meses vão pedir mais prazo", afirmou. Na avaliação dele, o pedido dos caçambeiros é em função da inspeção veicular, e não pela falta do produto no mercado. Após a instalação do sistema, o veículo precisa passar pela inspeção veicular.
"A manutenção desses caminhões é precária e quando eles trazem a caçamba para a vistoria identificamos outros defeitos. Por isso, às vezes, eles dizem que sai caro instalar o sistema, pois é o valor do kit mais o conserto dos defeitos", comentou o engenheiro mecânico.
Um levantamento da Fenive (Federação Nacional dos Organismos de Inspeção Veicular) realizado entre janeiro de 2017 e fevereiro de 2018 mostrou que, de 3.400 caminhões basculantes analisados, 58% foram reprovados. Destes, 8% em decorrência de defeitos ou ausência do dispositivo de segurança.
"É uma questão de segurança para os motoristas e para toda população que está sujeita a riscos desnecessários. De cada 100 veículos, 58 são reprovados, o que é um índice extremamente alto", destacou Daniel Bassoli, diretor-executivo da Fenive. Foram identificados problemas no sistema de freios, faróis, suspensão e outros itens que prejudicam a segurança veicular.