Imagem ilustrativa da imagem Jetta 2016 traz motor 1.4 TSI de 150 cv
| Foto: Fotos: Divulgação

A sensação de estar num veículo premium permeou toda a experiência dentro do carro

Imagem ilustrativa da imagem Jetta 2016 traz motor 1.4 TSI de 150 cv

Volkswagen App-Connect permite espelhamento do smartphone com as plataformas MirrorLink, Android Auto e Apple Car Play

O novo Jetta chega à linha 2016 equipado nas versões Trendline e Comfortline com o novo motor 1.4 TSI de 150 cavalos (cv), que alia excelente desempenho e baixo consumo de combustível. A configuração Highline mantém o consagrado motor 2.0 TSI com 211 cv, associado à transmissão automática DSG de seis marchas. O preço do sedã parte de R$ 107 mil nas concessionárias.
A reportagem testou a versão topo de linha do Jetta – com transmissão automática - durante um final de semana na cidade e na estrada e o resultado foi bastante agradável: o motor mostrou-se potente em retomadas e subidas e o conforto foi destaque no sedã, graças ao espaço interno generoso, tanto para os passageiros da frente como, principalmente, para os do banco traseiro. Mas o diferencial do modelo foi mesmo a economia de combustível. Rodamos cerca de 200 quilômetros e o ponteiro da gasolina mal se mexeu. Vantagem para quem gosta de dirigir grandes sedãs que quase sempre gastam mais que os compactos.
Além do novo motor, o Jetta 2016 passa a contar de série em todas as versões com direção elétrica, controle de estabilidade, bloqueio eletrônico de diferencial e a nova geração de sistemas de infotainment da Volkswagen, capaz de espelhar a tela do celular com a do console central. Outra novidade é a oferta da transmissão manual de seis marchas para a versão Trendline.
Para o condutor, o ajuste manual do banco deixou um pouco a desejar: pelo refinamento do modelo, poderia ser eletrônico. Mas de resto, a sensação de estar num veículo premium permeou toda a experiência dentro do carro. Desde os bancos e volante em couro, até o acionamento elétrico do teto solar, que deu um charme a mais à viagem, já que foi possível acompanhar o movimento da lua cheia através do dispositivo.
O porta-malas e os bancos traseiros espaçosos tornam qualquer viagem em família ainda mais confortável. Porta-copos bem posicionados em todo o carro são itens de praticidade, assim como o ar condicionado dual zone, que permite personalizar temperaturas para os diferentes passageiros, da frente e de trás, sendo que a temperatura é exibida em mostrador digital.
Todas as versões do Jetta 2016 passam a contar, de série, com o sistema de infotainment Volkswagen App-Connect, disponível para as versões Comfortline e Highline, o qual permite espelhamento do smartphone com as plataformas MirrorLink (sistemas Android), Carplay (compatível com aparelhos com sistema Apple) e também com o sistema Android Auto (estando portanto já preparado para futuros lançamentos de smartphones da Google). Esses sistemas proporcionam a reprodução e operação da tela do telefone celular, diretamente na tela do infotainment, como se fosse um espelho e sem comprometer a segurança na condução do veículo. O espelhamento do celular com o carro é bastante fácil e rápido.
Durante o teste, a reportagem acompanhou as informações do GPS, que é bastante preciso quanto à localização do veículo, mesmo em locais remotos. As rádios também funcionaram em locais onde normalmente não há sinal. Mais um ponto a favor do Jetta, além da economia de combustível.
Como outros sedãs premium concorrentes, o Jetta conta com controle eletrônico de estabilidade: o sistema reduz o torque do motor e freia uma ou várias rodas até se estabilizar. Já o controle de tração auxilia o motorista a arrancar ou acelerar o veículo sobre um piso de baixa aderência, graças a uma série de sensores e uma central eletrônica.
O Jetta conta ainda com o bloqueio eletrônico do diferencial, que aciona o freio da roda com menor tração, transferindo o torque para a roda com maior tração, fazendo com que o carro saia com mais eficiência. Esse sistema de "tração inteligente" funciona de forma automática, sem necessidade de o motorista acionar um botão no painel. Controle de assistência de partida em rampa e sistema de assistência à frenagem completam a lista de equipamentos de segurança ofertados no modelo.