Primeiro SUV da Jaguar chega ao público brasileiro em três modelos, a partir de R$ 309,7 mil
Primeiro SUV da Jaguar chega ao público brasileiro em três modelos, a partir de R$ 309,7 mil | Foto: Fotos: Divulgação


Belo Horizonte - A fera está de volta à selva. Primeiro utilitário esportivo da Jaguar, o F-Pace, lançado no Brasil na última semana em Belo Horizonte (MG) pela montadora inglesa, dá ao motorista a chance de contar com todas as vantagens esportivas que fazem a marca famosa, sem perder desempenho diante de obstáculos no meio do mato. São três modelos a partir de R$ 309,7 mil, com motores 2.0 Turbodiesel ou 3.0 V6 a gasolina, ambos em condições de acelerar em qualquer subida como se fosse em uma arrancada na descida.
O desempenho também está ligado ao fato de 80% da estrutura ser feita de alumínio. O veículo é inspirado no conceito CX-17 e traz características do superesportivo F-Type, como Sistema de Vetorização de Torque, Adaptive Dynamics e Configurable Dynamics. O resultado é um SUV potente e estável mesmo nas curvas mais acentuadas, com adaptação e controle automático sobre os terrenos mais acidentados.
Para dar maior refinamento ao F-Pace, os acabamentos são em couro no painel, portas, bancos e volante, além do amplo espaço para pernas, mesmo nos bancos traseiros. São 2.874 milímetros de distância entre-eixos, a maior em um Jaguar, e 4.731 milímetros de comprimento, com um porta-malas de 508 litros.
Mas é, mesmo, o motor que impressiona. Quando o motorista opta por usar o câmbio manual pelas borboletas atrás do volante, uma pisada forte no acelerador pode fazer com que fique "afundado" no banco. Os sistemas de controle de tração e de estabilidade permitem maior firmeza à direção mesmo em curvas, quando as rodas que estão na parte externa do contorno giram mais rapidamente do que as do lado interno.
O modelo mais potente, com motor 3.0 V6 a gasolina, desenvolve até 380 cv de potência, o que permite acelerar de zero a 100 km/h em 5,5 segundos. Completam os itens esportivos a transmissão ZF de oito velocidades, tração integral, faróis de neblina, bancos com ajustes elétricos, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, além de design arrojado e saídas de ar e faróis característicos da marca.
O gerente de produtos da Jaguar Land Rover na América Latina, Vinicius Frata, diz que foram investidos 1,5 bilhão de libras no desenvolvimento do produto, tudo para fortalecer o crescimento da marca no País, que já é de 69% de janeiro a julho em relação ao mesmo período do ano passado.
Concorrente da BMW X4 e do Porsche Macan, o F-Pace preenche uma lacuna de valores entre modelos da Land Rover e busca atingir um público de 35 anos a 45 anos, que tem filhos e precisa de um SUV sem abrir mão da esportividade. "É um cliente que atingiu uma certa idade, é bem-sucedido e quer um grau de personalização", diz Frata.


Potência do motor permite acelerar em qualquer subida como se fosse  uma arrancada na descida
Potência do motor permite acelerar em qualquer subida como se fosse uma arrancada na descida


NA TERRA

O primeiro Jaguar próprio para terrenos acidentados faz bonito também na terra. A suspensão traseira diferenciada Integral Link absorve forças externas, enquanto o Adaptive Dynamics monitora o movimento do veículo e das rodas, controlando a subida e descida sem risco de patinar.
Na pista de prova montada pela marca, é possível entender como o motorista precisa apenas cuidar da direção. A tecnologia permite que o veículo acelere e ajuste velocidade, tração e até mesmo quais rodas devem ser mais forçadas. Por mais que tire um pouco do desafio, a graça aumenta quando se usa a tela para observar o funcionamento dos sistemas e a distribuição da tração. Um pouco de videogame, para os fãs.

VERSÕES

O modelo de entrada é o Prestige, com motor Ingenium de 2.0 litros, a diesel e com 180 cv. Trata-se de um modelo para quem busca maior autonomia e que pode chegar 18 km com um litro de combustível. O preço é R$ 309,7 mil.
A versão intermediária R-Sport já conta com o motor V6 a gasolina, de 3.0 litros e 340 cv de potência. O veículo é mais adequado para quem circula na cidade ou tem preferência pelo combustível, com valor de R$ 360,9 mil.
O topo da linha é a versão S, que tem foco no desempenho. O motor também é V6 de 3.0 litros, mas atinge 380 cv, por R$ 406,3 mil. Por fim, a Jaguar oferece uma série limitada chamada First Edition, com apenas 19 veículos disponíveis para venda no Brasil, com a mesma força sob o capô do S e diferenças nos adicionais. O custo é de R$ 416,4 mil.
O Firt Edition sai em duas pinturas metálicas únicas, nas cores Azul Caesium e Halcyon Gold, em referência ao conceito C-X17. Há ainda as opções Rhodium Silver e Ultimate Black. Na parte interna, os acabamentos são em couro tipo Premium Windsor, na cor Light Oysler, com costura dupla e quadriculado em relevo.
O volume do motor V6 já impressiona. Mesmo assim, o First Edition oferece o sistema de som Meridian com 17 alto falantes, que promete 825 watts de potência e distorção de 0,5% - quando, segundo o executivo da marca, o comum de outros sistemas é de 5%. Ainda, alguns modelos contam com o centro de entretenimento InControl Touch Pro e com painel em HD com tela de 12,3 polegadas.

■ O repórter viajou a convite da Jaguar Land Rover