Imagem ilustrativa da imagem Gigante de sangue quente
| Foto: Divulgação


O BMW X6M estava entre os veículos disponíveis para teste no evento BMW Ultimate Experience, realizado no último mês de julho, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina. O crossover-coupé para quatro pessoas parece um pouco estabanado à primeira vista, mas basta acelerá-lo para mudar de ideia. O veículo mostrou alta performance no teste realizado pela reportagem da FOLHA.
Negar potência seria cometer um pecado. Dentro desse capô mora um motor 4.4l de 567 cv, entregando um torque de 75 kgfm. O que faz o X6M acelerar de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos e atingir velocidade máxima de 280 km/h. Bastante esportividade para um SAV (Sport Activity Coupé), que uniu a flexibilidade da linha BMW X com o desempenho dos automóveis M da marca.
Rodar na pista do autódromo de Londrina foi tarefa fácil. A arrancada inicial impressionou e o veículo deslizou suave até o primeiro obstáculo. Encarar os desvios em alta velocidade é bastante desafiador e gera muita adrenalina, mas o veículo mostrou grande aderência à pista, garantindo controle total ao condutor.
Nas retomadas, velocidade alta em poucos segundos. Isso com a ajuda da transmissão M de oito velocidades com Steptronic e Drivelogic, que acompanham a intensão do condutor sem balbuciar. A direção elétrica assistida também fez bom serviço, oferecendo mais resistência em velocidades elevadas, se tornando mais leve em baixa velocidade.
Afundando o pé nas retas é possível perceber que um gigante como esse não rodaria tão fácil se o motor potente fizesse o serviço sozinho, por isso a estrutura do carro foi alterada, como plataforma, suspensão e câmbio foram projetados para entregar o desempenho sentido na pista. Até mesmo o design contribui com a aerodinâmica, controlando entrada e cortinas de ar para apresentar força de resistência.
Em termos de design, palmas para o interior deste veículo. Acabamento impecável, bancos em couro com as laterais mais elevadas para abraçar melhor o corpo do condutor e passageiro da frente. No painel, uma gama de ferramentas que auxiliam na dinâmica de direção, informação, conforto e entretenimento. O conjunto parece ter sido feito para transformar condutor e passageiro em pilotos.
O design externo é que parece não ter caído no gosto. Talvez porque a mistura entre utilitário e coupé tenha o deixado com aparência de "grandão desajeitado", como um veículo que seja nem confortável, por conta da inclinação na parte final, nem esportivo o suficiente, pelo tamanho. Teoria que cai por terra após alguns giros a bordo.
A tecnologia de ponta tradicional da BMW não poderia ficar de fora. Os equipamentos mais modernos da marca estão no SAV, como o Head-UP display que projeta a velocidade e outras informações no para-brisa e o Night Vision com Dynamic Light Spot, que joga um facho de luz sobre pedestres ou animais que tiverem à beira da pista, por meio de uma câmera infravermelha.

Para a conexão, uma tela de alta resolução de 10 polegadas ostenta o sistema de navegação profissional com o Real Traffic Information, mapas em satélite e gráficos 3D, além de trazer informações e controlar sistemas de entretenimento. O sistema de comando de voz também começou a reconhecer o idioma português, facilitando a execução de tarefas. Os passageiros traseiros também podem usufruir de TV digital e Sistema de Infotainment.
Com características de automobilismo, o BMW X6M uniu o conforto da linha X à esportividade da família M, resultando em um carro bastante completo. A soma das vantagens também recai sobre o preço, o comprador que deseja levar a máquina para casa não vai desembolsar menos que R$ 529 mil. Será que todo benefício justifica um valor tão alto? Isso vai de cada um, o X6 M é um carro premium, e para apaixonados.