Unindo qualidades de SUV, picape e automóvel, a Fiat Toro chega para disputar com grandes concorrentes já consagradas no mercado. O novo modelo da Fiat inaugura categoria ao se definir como uma Sport Utility Pick-up (SUP), em português: Picape Utilitária Esportiva, com tamanho maior que as picapes compactas e menor que as médias. A marca defende ser um veículo pronto para o trânsito urbano e estradas on e off-road.

Desenvolvida pela Fiat Chrysler Automobiles (FCA), a Toro conta com os recursos industriais do recém-inaugurado Polo Automotivo Jeep, em Goiana (PE), oferecendo combinações de motor, flexível ou diesel, câmbio manual de seis velocidades ou automático de seis ou nove velocidades, e tração 4x2 e 4x4. Essas configurações originaram quatro versões: Freedom 1.8 Flex automática de seis velocidades, Freedom 2.0 diesel com câmbio manual de seis marchas na 4x2 e na versão 4x4 e a topo de linha, a Volcano, com 2.0 diesel, câmbio automático de nove velocidades e tração 4x4. Além da série especial de lançamento, a Opening Edition inspirada na Freedom 1.8 Flex AT6, mas com diversos equipamentos e acessórios de série.

A intenção é atender os vários perfis de clientes. Leonardo Motta, gerente de vendas da Marajó, concessionária da Fiat em Londrina, acredita na flexibilidade da Toro e na dirigibilidade como grandes fatores de decisão de compra. "Estamos percebendo que há maior aceitação das mulheres, que é onde havia uma barreira na venda de caminhonetes. Elas estão se surpreendendo com a facilidade e conforto que a Toro dispõe", destaca.

A simplicidade está no tamanho, 4.915 mm de comprimento e 1.844 mm de largura, ocupando menos espaço na garagem; na direção com assistência elétrica, que facilita a manobra e exige pouca força do condutor; e suspensão dianteira com sistema McPherson e Multilink na traseira, que garantem conforto até mesmo em pisos irregulares. Além disso, a caçamba bipartida, patenteada pela FCA, facilita no acesso a cargas, que podem chegar até 820 litros e possui portas leves.

As habilidades refletem no mercado. Com apenas quatro meses de seu lançamento, a Fiat Toro alcançou o segundo lugar de emplacamentos do segmento acumulado até maio de 2016. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram 11.703 emplacamentos, perdendo apenas para a Toyota Hilux, que obteve 14.197. "A Toro tem um custo-benefício muito bom e hoje, se for pegar as mesmas tecnologias e funções das concorrentes, acaba saindo 40 ou 50 mil reais a menos. É onde a Toro acaba ganhando o mercado", afirma Motta. Os valores vão de R$ 79.240,00 na versão de entrada até a R$ 120.670,00 na topo de linha, podendo alcançar os R$ 134.776,00 com a inclusão de itens opcionais.