Jaguar lança seu primeiro SUV e faz bonito no meio do mato
PUBLICAÇÃO
sábado, 27 de agosto de 2016
Fábio Galiotto<br> Reportagem Local
Belo Horizonte - A fera está de volta à selva. Primeiro utilitário esportivo da Jaguar, o F-Pace, lançado no Brasil na última semana em Belo Horizonte (MG) pela montadora inglesa, dá ao motorista a chance de contar com todas as vantagens esportivas que fazem a marca famosa, sem perder desempenho diante de obstáculos no meio do mato. São três modelos a partir de R$ 309,7 mil, com motores 2.0 Turbodiesel ou 3.0 V6 a gasolina, ambos em condições de acelerar em qualquer subida como se fosse em uma arrancada na descida.
O desempenho também está ligado ao fato de 80% da estrutura ser feita de alumínio. O veículo é inspirado no conceito CX-17 e traz características do superesportivo F-Type, como Sistema de Vetorização de Torque, Adaptive Dynamics e Configurable Dynamics. O resultado é um SUV potente e estável mesmo nas curvas mais acentuadas, com adaptação e controle automático sobre os terrenos mais acidentados.
Para dar maior refinamento ao F-Pace, os acabamentos são em couro no painel, portas, bancos e volante, além do amplo espaço para pernas, mesmo nos bancos traseiros. São 2.874 milímetros de distância entre-eixos, a maior em um Jaguar, e 4.731 milímetros de comprimento, com um porta-malas de 508 litros.
Mas é, mesmo, o motor que impressiona. Quando o motorista opta por usar o câmbio manual pelas borboletas atrás do volante, uma pisada forte no acelerador pode fazer com que fique "afundado" no banco. Os sistemas de controle de tração e de estabilidade permitem maior firmeza à direção mesmo em curvas, quando as rodas que estão na parte externa do contorno giram mais rapidamente do que as do lado interno.
O modelo mais potente, com motor 3.0 V6 a gasolina, desenvolve até 380 cv de potência, o que permite acelerar de zero a 100 km/h em 5,5 segundos. Completam os itens esportivos a transmissão ZF de oito velocidades, tração integral, faróis de neblina, bancos com ajustes elétricos, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, além de design arrojado e saídas de ar e faróis característicos da marca.
O gerente de produtos da Jaguar Land Rover na América Latina, Vinicius Frata, diz que foram investidos 1,5 bilhão de libras no desenvolvimento do produto, tudo para fortalecer o crescimento da marca no País, que já é de 69% de janeiro a julho em relação ao mesmo período do ano passado.
Concorrente da BMW X4 e do Porsche Macan, o F-Pace preenche uma lacuna de valores entre modelos da Land Rover e busca atingir um público de 35 anos a 45 anos, que tem filhos e precisa de um SUV sem abrir mão da esportividade. "É um cliente que atingiu uma certa idade, é bem-sucedido e quer um grau de personalização", diz Frata.
O primeiro Jaguar próprio para terrenos acidentados faz bonito também na terra. A suspensão traseira diferenciada Integral Link absorve forças externas, enquanto o Adaptive Dynamics monitora o movimento do veículo e das rodas, controlando a subida e descida sem risco de patinar.
Na pista de prova montada pela marca, é possível entender como o motorista precisa apenas cuidar da direção. A tecnologia permite que o veículo acelere e ajuste velocidade, tração e até mesmo quais rodas devem ser mais forçadas. Por mais que tire um pouco do desafio, a graça aumenta quando se usa a tela para observar o funcionamento dos sistemas e a distribuição da tração. Um pouco de videogame, para os fãs.
O modelo de entrada é o Prestige, com motor Ingenium de 2.0 litros, a diesel e com 180 cv. Trata-se de um modelo para quem busca maior autonomia e que pode chegar 18 km com um litro de combustível. O preço é R$ 309,7 mil.
A versão intermediária R-Sport já conta com o motor V6 a gasolina, de 3.0 litros e 340 cv de potência. O veículo é mais adequado para quem circula na cidade ou tem preferência pelo combustível, com valor de R$ 360,9 mil.
O topo da linha é a versão S, que tem foco no desempenho. O motor também é V6 de 3.0 litros, mas atinge 380 cv, por R$ 406,3 mil. Por fim, a Jaguar oferece uma série limitada chamada First Edition, com apenas 19 veículos disponíveis para venda no Brasil, com a mesma força sob o capô do S e diferenças nos adicionais. O custo é de R$ 416,4 mil.
O Firt Edition sai em duas pinturas metálicas únicas, nas cores Azul Caesium e Halcyon Gold, em referência ao conceito C-X17. Há ainda as opções Rhodium Silver e Ultimate Black. Na parte interna, os acabamentos são em couro tipo Premium Windsor, na cor Light Oysler, com costura dupla e quadriculado em relevo.
O volume do motor V6 já impressiona. Mesmo assim, o First Edition oferece o sistema de som Meridian com 17 alto falantes, que promete 825 watts de potência e distorção de 0,5% - quando, segundo o executivo da marca, o comum de outros sistemas é de 5%. Ainda, alguns modelos contam com o centro de entretenimento InControl Touch Pro e com painel em HD com tela de 12,3 polegadas.
■ O repórter viajou a convite da Jaguar Land Rover