A reportagem testou o Onix Activ num trecho de estrada entre Gramado e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O modelo mostrou-se bastante completo para um compacto, com ajuste elétrico dos retrovisores, ajuste manual da altura do banco e do volante e todas as funções do My Link ao alcance das mãos. Também é um veículo bastante intuitivo, o que facilitou sua operação durante a viagem.
Testamos também a tecnologia On Star, que estará presente em todas as versões do Onix e do Onix Activ a partir de agosto, nas concessionárias. Conforme Hermann Mahnke, do Marketing da GM, ao sair da concessionária, o dono do veículo assina um contrato de acesso ao dispositivo, gratuitamente, por 12 meses. E o veículo já deixa o local conectado. Para acioná-lo, basta clicar no link que fica abaixo do retrovisor interno. Uma chamada para a central do On Star é feita e em seguida acontece o atendimento por um funcionário do call center. É possível perguntar de tudo.
Durante o teste, questionamos o preço e horário de funcionamento de um zoológico que ficava no caminho entre Gramado e Porto Alegre. Depois de alguns minutos, o atendente respondeu todas as perguntas com informações bem completas. Só registramos um pouco de ruído durante a ligação, que nos forçou a interromper a transmissão abruptamente. A reportagem já tinha testado o funcionamento do On Star no lançamento do Cruze, em junho, e o atendimento também foi rápido e eficiente, sem contratempos.
A direção elétrica progressiva foi fundamental para enfrentar os trechos de serra na estrada: ao acelerar, a direção enrijecia ainda mais, dando segurança ao motorista. Mas para estacionar, tornava-se leve e precisa. A sensação de estar em um carro mais alto também foi destaque na versão Activ, em comparação ao Onix de entrada. Porta-copos, revisteiro em um dos bancos, porta-óculos acima da porta do motorista e espelhos – sem lâmpadas - nos para-sóis completam a lista de itens de conforto.
O motor 1.4 mostrou toda sua potência e eficiência energética na estrada. Além de ir bem nas retomadas, apesar de sentirmos – e, nas subidas, ouvirmos - o escalonamento das marchas ao acelerar, o motor foi bastante econômico. (M.G.)