Trocar o óleo é fundamental para evitar o entupimento da bomba de combustível e comprometer o funcionamento do motor
Trocar o óleo é fundamental para evitar o entupimento da bomba de combustível e comprometer o funcionamento do motor | Foto: Gina Mardones


Nos últimos três anos a inflação ficou na casa dos 7,7%, enquanto o preço da gasolina aumentou em torno de 14,2%. Para equilibrar os gastos com o combustível, o motorista que não abre mão do veículo precisa prestar atenção no modo de dirigir e manter as revisões em dia.

O jeito de conduzir o veículo impacta no consumo de combustível. Andar acima dos 100km/hora aumenta o gasto de gasolina. O constante freia e acelera da cidade também pesa no bolso. Faz com que o carro consuma em média 20% a mais.

"Uma pessoa que anda só dentro da cidade gasta mais, pois ela freia e acelera mais. Um carro desalinhado faz com que tenha um arrasto dos pneus, com isso desgasta mais o carro, que se torna mais pesado. Andar com os vidros abertos também influencia na aerodinâmica e no desempenho do carro. Modelos com câmbio automático também dão diferença no consumo, pois o giro é maior e consome mais combustível do que os manuais", explica Leonardo Borges Pereira, gerente de pós-vendas da Vernie Citröen.

Fazer as revisões em dia também ajuda a economizar no posto de combustível. "Se você fez a revisão, trocou o filtro de combustível, as velas, abasteceu com combustível de qualidade, terá um custo menor de manutenção e consumo", orienta o especialista.

Pereira lembra que manter as revisões em dia reduz o custo de manutenção. "As pessoas vão deixando de fazer as revisões e o carro vai desgastando e chega um ponto que compromete freios, embreagens e, ao somar tudo, o valor de troca ficará alto e daí assusta", diz. A linha Citröen trabalha com revisões a cada 10 mil km rodados.

Também é importante fazer a troca de óleo dentro do prazo recomendado para evitar o desgaste das peças. Óleo vencido pode criar uma borra dentro da bomba de combustível, entupir o equipamento e comprometer o funcionamento do motor. Não esquecer de verificar os freios, injeção eletrônica, filtros, embreagem e óleo da embreagem no caso de carros com câmbio manual.

A direção segura também ajuda o motorista a poupar dinheiro com manutenções e reparos fora de época. "Um exemplo fácil de economia é o uso da força do motor para frear o carro, ou seja, diminuir as marchas com o carro em movimento e tirar o pé da embreagem enquanto freia o veículo. Dessa forma, ele consegue economizar não só as pastilhas de freio, mas também o combustível", comenta o especialista Gerson Burin, coordenador técnico do Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária da MAPFRE).

Ponto morto
Outra prática muito comum, prejudicial e recorrente entre os condutores é o costume de dirigir por muito tempo no ponto morto ou na popularmente conhecida ‘banguela’. Esse vício pode afetar o sistema de frenagem do veículo ao descer a serra sem estar engatado, por exemplo. Nestes casos os freios são acionados com mais frequência e por consequência esquentam, sem ter o tempo suficiente para esfriar e, com isso, perdem eficiência.
Uma dica do especialista para os motoristas de ‘pés pesados’ "é evitarem as acelerações e freadas muito bruscas. Isso gera mais consumo de combustível, desgaste dos freios, dos amortecedores e até mesmo dos pneus. Por isso, é indicado que o condutor acelere e freie de maneira mais suave para que todos os itens citados tenham maior durabilidade".



Imagem ilustrativa da imagem Dirigir sem pesar tanto no bolso




Inverno exige atenção com os componentes do veículo

O inverno pode causar algumas surpresas aos motoristas, principalmente para aqueles que abastecem com etanol. Com as temperaturas mais baixas, é preciso acelerar mais para esquentar o etanol, o que provoca o aumento do consumo.
Mas o frio também pode afetar o funcionamento de outros itens como bateria, pneus, palhetas, ar-condicionado e partida no motor. O coordenador técnico do Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária da MAPFRE), Gerson Burin, afirma que a atenção especial aos componentes do carro pode fazer a diferença no seu desempenho mecânico e elétrico.
Os motoristas podem ter problemas antes mesmo de sair de casa ao tentarem dar a partida no carro. "A persistência em tentar fazer o veículo ‘pegar’ pode provocar a descarga mais rápida da bateria, pois é justamente nesses períodos que elas são mais exigidas e, como consequência, há mais trocas do item pelo desgaste provocado pelas tentativas de partida até o motor funcionar", explica o especialista.
Outra dica é verificar a indicação do manual do proprietário sobre os óleos e os aditivos. "Em temperaturas baixas, os aditivos do carro têm uma função extremamente importante que é de evitar a corrosão de várias partes do sistema de arrefecimento. Com o frio, é indicado que o motorista use um óleo lubrificante menos viscoso recomendado pelo manual do proprietário, pois eles facilitam a lubrificação nos primeiros momentos de funcionamento do motor", aconselha Burin.