Transportadores autônomos e empresas de transporte de cargas podem fazer, com facilidade, simulações de financiamento de caminhões e de implementos rodoviários por meio do site da Confederação Nacional do Transporte (CNT) - www.cnt.org.br. O Simulador de Financiamento de Veículos (SFV), disponível no site, permite que o usuário compare as condições oferecidas por diferentes linhas de crédito e faça a melhor escolha.
O sistema é simples e fácil de usar. Na primeira etapa, o usuário informa se é autônomo ou empresa de transporte. Preenche a renda bruta ou o faturamento da empresa. Outros requisitos necessários são os dados sobre o valor aproximado do veículo ou do implemento, se o transportador paga outro financiamento e se o bem adquirido será novo ou usado. Essas são as únicas informações que precisam ser inseridas. Não há necessidade de identificação do usuário.
O simulador calcula o valor da prestação mensal do financiamento e permite que o transportador compare, ao mesmo tempo, até quatro linhas de crédito diferentes. Ele apresenta as condições de entrada, prazos para pagamento, taxa de juros e carência de cada programa de financiamento.
Após apresentar as opções de financiamento disponíveis e as principais regras e características de cada programa de financiamento, o simulador avalia o percentual de comprometimento da renda/faturamento e permite ao usuário fazer a escolha que julgar mais vantajosa.
Informações disponíveis na simulação: valor da prestação, valor a ser financiado, número de prestações, taxa de juros mensal, carência do financiamento, comprometimento da renda ou do faturamento, total de juros a pagar, total pago no financiamento e detalhamento das simulações