Monster 797: compacta, mas com espírito aventureiro e muito estilo
Monster 797: compacta, mas com espírito aventureiro e muito estilo | Foto: Divulgação



A produção de motocicletas apresentou estabilidade no mês de outubro, sinalizando uma retomada dos negócios, segundo levantamento da Abraciclo(Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares). Os dados foram divulgados às vésperas da abertura do Salão Duas Rodas, que começou nesta terça-feira, 14, e segue até o domingo, 19, em São Paulo.
Em outubro, foram produzidas 77.076 motocicletas contra 76.668 fabricadas em setembro. Na comparação com o mesmo período do ano passado (71.520) houve alta de 7,8%. "A estabilidade no volume de produção confirma a tendência para a melhora do desempenho da indústria a partir do próximo ano", diz Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo. O desempenho de vendas no atacado – para as concessionárias – foi superior a setembro, com alta de 9,8% sobre o mês anterior.
A participação das montadoras na 14ª edição do Salão Duas Rodas demonstra a confiança do setor na retomada do crescimento em 2018, na avaliação do diretor do evento, Leandro Lara. "Todas estarem apresentando lançamentos demonstra que o setor acredita na retomada do crescimento. A avant premiere (que ocorreu na segunda-feira) indica que o próximo ano será de um mercado mais positivo", afirmou.
O tom do salão deste ano é a customização. "O consumidor brasileiro valoriza o design. Ele é muito específico no gosto para moto e as montadoras têm um cuidado grande com os detalhes, a roda, a cor. Podemos dizer que a característica deste salão é a customização", disse o diretor.
A edição deste ano apresenta um mix de produtos, desde soluções de mobilidades com as baixas cilindradas, como produtos para o segmento premium. A Triunf apresenta duas novidades e a Ducati chega com quatro novos produtos, dois exclusivos para o mercado Brasileiro. "O mercado premium não vem se comportando bem, vem apresentado queda. Outubro foi linear a outubro de 2016, mas novembro está abaixo. Os lançamentos de produto fazem a marca sobreviverem", comentou Diogo Borghi, presidente da Ducati do Brasil.
De janeiro a outubro, o mercado no segmento premium caiu 16,5%. Em igual período a Ducati do Brasil cresceu 1,7% e saltou de 3,2% para 3,9% em participação de mercado.

BMW HP4 Race: apenas cinco unidades foram destinadas ao Brasil
BMW HP4 Race: apenas cinco unidades foram destinadas ao Brasil | Foto: Divulgação



Os novos modelos Ducati chegam às concessionárias ainda no primeiro semestre do ano que vem. A nova versão da Scrambler vem customizada de fábrica com acessórios como guidão esportivo, retrovisor baixo estilo "café racer" e grade de proteção do farol. A Multiestrada Enduro chega no modelo Limite Edition.
A montadora também amplia a família Monster com a Monster 797, uma motocicleta compacta, mas com espírito aventureiro e muito estilo. Com tanque compacto, mas, ainda assim, robusto, farol icônico e traseira cônica, a Monster 797 tem visual limpo. O motor Desmodue L-twin refrigerado a ar fica acomodado no quadro Trellis, mostrando os componentes mecânicos no inimitável estilo da Monster. O ABS da Monster 797 funciona com um sistema de freio dianteiro de alta categoria, consistindo em dois discos Brembo de 320 mm presos por duas pinças radiais Brembo M4.32.
A Ducati também apresenta a SuperSport S, que traz influência da esportiva Panigale. Um dos atrativos da máquina é a facilidade de pilotagem, graças à combinação do ABS Bosch com o controle de tração Ducati. Outro diferencial é o intervalo de manutenção. O modo de pilotagem (sport, touring e urban) pode ser adaptado às preferências do piloto.
"O brasileiro está migrando o seu estilo de moto. Ele busca uma coisa única, mesmo que tenha a sua tribo - tanto de produto quanto de marca- ele quer algo mais personalizado", comentou Borghi. A marca também vem apostando no pós-venda para fidelizar o cliente. "Estamos investindo em estoque de peças, acessórios e roupas para garantir agilidade na entrega e aumentar a credibilidade da marca", enfatizou.
A Ducati quer ampliar a participação da marca, que hoje conta com 63% de cobertura nacional. A empresa está avaliando a abertura de novas concessionárias em Maringá e Cascavel e retomar a presença em capitais como Porto Alegre, Florianópolis e Rio de Janeiro.