Sob aplausos e gritos de protesto, o Teatro Ouro Verde foi reaberto nesta sexta-feira (30) em Londrina. Enquanto músicos se preparavam para a apresentação de estreia do novo palco, centenas de policiais e grades cercavam o teatro para impedir a entrada de manifestantes. Apenas convidados puderam participar da cerimônia. Para o violinista Fernando Godinho, integrante da orquestra Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (Osuel) há 27 anos, "voltar ao Ouro Verde é como retornar para casa". "Vínhamos aqui todos os dias. Isso me faz recordar grandes concertos", contou emocionado.

Inaugurado em 1952, no auge da cafeicultura em Londrina, o então Cine Ouro Verde era um imóvel particular dos fazendeiros Celso Garcia Cid, João Santoro e Ângelo Pesarini. Em 1978, o espaço projetado por Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi, foi adquirido pelo governo do Estado e repassado à UEL. O Cine Teatro Universitário Ouro Verde foi palco de inúmeras apresentações culturais que marcaram a história da cidade, muitas delas realizadas durante o Festival Internacional de Música de Londrina e na programação do Filo (Festival Internacional de Londrina).

Durante a solenidade, o governador Beto Richa anunciou autorização para a contratação de 15 servidores para o Ouro Verde
Durante a solenidade, o governador Beto Richa anunciou autorização para a contratação de 15 servidores para o Ouro Verde | Foto: Anderson Coelho



O imóvel foi tombado pelo Patrimônio Histórico do Paraná no ano 2000. Doze anos depois, o público lamentou a destruição do teatro em razão de um curto-circuito. Aquela tarde de domingo, no dia 12 de fevereiro, mobilizou toda a comunidade artística que apenas acompanhou do lado de fora a ação dos bombeiros. Na ocasião, o diretor do Filo, Luiz Bertipaglia, chorou ao lado de produtores culturais. "O sentimento era de consternação. Estávamos perdendo um patrimônio da cidade. Espero que essa obra agora possa reavivar a cultura em Londrina", comentou.

As obras de restauro começaram em janeiro de 2014 e custaram, aproximadamente, R$ 17 milhões. A modernização do teatro, respeitando as características arquitetônicas originais, conta agora com estruturas antichamas, além de novos equipamentos de som e iluminação. Ao todo, 726 poltronas foram recolocadas no Ouro Verde. A partir deste sábado (1º), o teatro reabre também para o público. Maria Madalena de Souza era bilheteira no teatro e estava ansiosa para retornar ao Ouro Verde. "Não via a hora. Estava contando os dias. Amanhã (sábado) já começo a distribuir ingressos e a vida volta ao normal. Para mim é muito gratificante estar aqui", disse.

Um novo Ouro Verde para Londrina
Um novo Ouro Verde para Londrina Um novo Ouro Verde para Londrina Um novo Ouro Verde para Londrina Um novo Ouro Verde para Londrina Um novo Ouro Verde para Londrina Um novo Ouro Verde para Londrina Um novo Ouro Verde para Londrina Um novo Ouro Verde para Londrina Um novo Ouro Verde para Londrina Um novo Ouro Verde para Londrina Um novo Ouro Verde para Londrina Um novo Ouro Verde para Londrina Um novo Ouro Verde para Londrina Um novo Ouro Verde para Londrina Um novo Ouro Verde para Londrina Um novo Ouro Verde para Londrina Um novo Ouro Verde para Londrina Um novo Ouro Verde para Londrina Um novo Ouro Verde para Londrina Um novo Ouro Verde para Londrina Um novo Ouro Verde para Londrina Um novo Ouro Verde para Londrina Um novo Ouro Verde para Londrina Um novo Ouro Verde para Londrina Um novo Ouro Verde para Londrina Um novo Ouro Verde para Londrina Um novo Ouro Verde para Londrina Um novo Ouro Verde para Londrina Um novo Ouro Verde para Londrina Um novo Ouro Verde para Londrina Um novo Ouro Verde para Londrina Um novo Ouro Verde para Londrina Um novo Ouro Verde para Londrina Um novo Ouro Verde para Londrina Um novo Ouro Verde para Londrina Um novo Ouro Verde para Londrina



MANIFESTAÇÃO
A falta de profissionais no quadro de funcionários da UEL, o impasse em relação a obrigatoriedade de implantação do sistema Meta 4 na universidade e a restrição da cerimônia apenas aos convidados foram alvo de críticas pelos manifestantes que gritaram palavras de ordem contra o governo. A grande quantidade de policiais também chamou a atenção de quem passou pelo local. "O Ouro Verde deveria ser reaberto para toda a população, mas o que vemos é isso aqui", disse o professor, apontando para o cordão de isolamento. "A única vez que vi algo parecido foi no 29 de abril", completou.

A reitora da UEL, Berenice Quinzani Jordão, encarou os protestos com naturalidade. "Nós estamos passando por um momento de muitas dificuldades no ensino superior. Não está sendo possível um diálogo a contento. Continuamos na batalha e é até interessante que o governador perceba que expectativa tem a comunidade universitária", declarou. O governador Beto Richa disse não ter se intimidado com a manifestação. "Nessas manifestações o que eles exigem é conflitante com o interesse dos paranaenses. Posso garantir que o nosso governo e a sociedade paranaense jamais ficará refém de sindicatos por motivação de baderna e arruaça no Estado do Paraná", afirmou. Durante a solenidade, o governador assinou autorização para a contratação de 15 servidores para o Ouro Verde.

CONTINUE LENDO:
LINHA DO TEMPO: O Ouro Verde começa aqui!