A Secretaria Municipal de Saúde começou ontem a distribuição de 300 mil doses da vacina Sabin às suas unidades de atendimento. A quantidade, segundo o órgão, é mais do que suficiente para atender à primeira etapa da campanha de imunização contra a paralisia infantil, que acontecerá no próximo sábado, das 8 às 18 horas. A meta da secretaria é de que nenhuma das 122.037 crianças menores de 5 anos residentes na cidade fique sem proteção. As doses restantes serão usadas na vacinação de rotina.
Curitiba terá 348 postos de vacinação fixos e volantes. Nestes últimos (localizados em escolas, creches, shopping e supermercados), será oferecida apenas a proteção contra a pólio. Já nas unidades de sa© úde, as crianças que estiverem em atraso com o calendário de vacinação poderão tomar também as doses que faltam. Por isso, a secretaria recomenda que os adultos levem a caderneta de saúde dos filhos.
Em 2007, Curitiba vacinou 128.725 crianças na primeira etapa e 129.299 na segunda. A cobertura ficou na faixa dos 105%, o que significa que crianças de outros municípios tomaram sua dose na cidade.

SERVIÇO
Primeira etapa da campanha de imunização cotra a paralisia infantil, sábado, das 8 às 18 horas. Informações no site da Prefeitura de Curitiba: www.curitiba.pr.gov.br.