''Está escrito''. Muita gente usa esta expressão para confirmar algo ou dizer que o destino está traçado, não tem mais volta. Quando o assunto é tecnologia, no entanto, a expressão perde o sentido. Com a substituição do papel pelos bits, ficou cada vez mais fácil voltar atrás, corrigir o que estava errado. Ainda mais quando se fala da Web 2.0, a segunda geração da internet, com conceito de troca de informações e colaboração dos internautas no conteúdo dos sites.
É neste conceito que se encaixa a Wikipédia, enciclopédia multilíngue on-line, livre, escrita por voluntários de todas as partes do mundo, que já é o nono site mais popular da internet. O usuário cadastrado pode incluir novos artigos, acrescentar informações em artigos já publicados, corrigir erros e até participar de votação para eliminar artigos polêmicos ou considerados irrelevantes.
História - Os números da enciclopédia impressionam. São mais de seis milhões de artigos publicados em 249 línguas. Só a enciclopédia lusófona, que envolve os países de língua portuguesa, registra quase 260 mil artigos.
O Brasil ocupa o sétimo lugar no ranking de usuários com 2,8% do total, à frente de países como Espanha e Itália. A liderança da lista é dos Estados Unidos, com 18,8% dos cadastrados. A língua inglesa também é a primeira em artigos publicados, com quase 1,8 milhão.
A idéia da Wikipédia surgiu dos filósofos norte-americanos Jimmy Wales e Larry Sanger, que apostaram em um projeto independente, sem ajuda de grandes empresas. Segundo os números apresentados por Wales, o projeto deu certo: só no ano passado, a Wikipedia Foundation arrecadou US$ 1 milhão com doações, já que o site não vende publicidade.
A versão em português estreou na internet em dezembro de 2002, e contou com a participação efetiva do paranaense Ângelo Leithold, que recorda bem os primeiros passos para a estruturação do site.
''No começo a gente traduzia muito conteúdo do site em inglês, como os termos de conduta para usuários, além de alguns artigos. Só fui publicar meu primeiro artigo em setembro de 2003, sobre a teoria do Big Bang'', lembra o curitibano.
De lá para cá, já são mais de seis mil artigos publicados por ele, além da meta estabelecida de escrever, pelo menos, um artigo novo por dia. ''Como a gente é voluntário e tem outras ocupações, tento reservar pelo menos meia hora do dia para cuidar da Wikipédia. Além de elaborar os artigos, procuro responder os mais de 300 e-mails que recebo de outros usuários todo dia'', conta Leithold, um dos administradores do site no Brasil.
Rápido em havaiano - O engenheiro Jaime Freiberger Júnior conheceu a Wikipédia há um ano e meio, e não parou de acessar desde então, atraído pela rapidez na pesquisa (o termo ''wiki'', inclusive, quer dizer rápido em havaiano). Além da agilidade, o conteúdo em várias línguas foi outra característica que chamou a atenção de Jaime.
''Uso cada vez mais a Wikipédia. Primeiro porque sou adepto dos programas de uso livre, depois porque ela oferece vários idiomas, o que nos dá uma visão multilateral sobre o mesmo assunto. De vez em quando pesquiso algumas coisas em latim, porque sou apegado à etimologia, gosto de descobrir a origem das palavras'', relata o engenheiro, que pretende ser um colaborador da enciclopédia. ''Quero criar esse hábito de contribuir com o conteúdo'', projeta o doutor em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
De acordo com Ângelo Leithold, a qualidade da enciclopédia tem melhorado cada vez mais com a entrada de usuários mais qualificados e a discussão gerada pelos artigos. ''Melhorou muito o conteúdo nos últimos anos, graças ao aumento da participação de profissionais de diversas áreas, professores, que estão lendo os artigos e buscando corrigir erros, acrescentar informações. As próprias discussões em torno de um artigo acabam gerando mais informações e enriquecendo a enciclopédia''.
Leithold afirma que os melhores colaboradores vêm do sul do país. O principal destaque, segundo ele, são os gaúchos. ''O Rio Grande do Sul tem cerca de 400 colaboradores, com conteúdos muito bons, consistentes, já que o estado é um pólo cultural. No Paraná, são 200 colaboradores ativos, mas o conteúdo é mais simplista. Conforme você vai subindo pelos estados do país, as publicações enfraquecem. Mesmo assim, Ceará e Bahia têm bons artigos, principalmente de literatura''. O pior dos estados, segundo Leithold, é o Rio de Janeiro, pelo conteúdo excessivo de criminalidade, drogas e pelo vandalismo nas páginas da Wikipédia.