Eliminar 10 quilos até dezembro. Esta é a meta da estudante Bruna Casanova Stuchi, que há um mês iniciou o que batizou de ‘‘projeto verão 2013’’. Para alcançar a meta, ela começou a frequentar academia e também a receber orientação de nutricionista. ‘‘Malho todos os dias, de segunda a sexta-feira, por uma hora’’, conta a jovem que também contratou um personal trainer.
  A reeducação alimentar já está dando diferença na balança. Em um mês, Bruna eliminou quatro quilos. ‘‘Fiquei mais sedentária no inverno e acabei ganhando peso. Tinha o hábito de correr no Igapó apenas nas férias porque não tinha tempo, mas agora estou me esforçando para emagrecer com saúde’’, relata a jovem, que há quatro anos passou por cirurgia bariátrica.
  Para ela, a maior dificuldade do novo projeto alimentar é deixar de lado os doces e a cerveja, que costumava consumir aos finais de semana. ‘‘Embora seja necessário substituir algumas coisas que eu gosto de comer, acho importante seguir uma dieta correta para eliminar os quilos a mais aos poucos, com consciência e novos hábitos, para não recuperá-los depois’’, completa.
  Para ajudar a estudantes nesta nova empreitada, alguns alimentos funcionais foram incorporados ao seu cardápio. Além do chá-verde, que ela ingere há três anos, a quinoa, a chia e o gengibre passaram a ser usados nas suas refeições. (A.V.)